Segundo BAPTISTA, a dimensão da racionalidade do planejamen...
Segundo BAPTISTA, a dimensão da racionalidade do planejamento está fincada em uma logicidade que norteia naturalmente as ações das pessoas, levando-as a planejar, mesmo sem se aperceberem de que o estão fazendo. Decorre do uso da inteligência num processo de racionalização dialética da ação. Analisar os itens abaixo referentes ao planejamento social no entender do autor:
I - Neste enfoque, o planejamento é a ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica própria, estudando as situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo objetivos e definindo estratégias.
II - O planejamento viabiliza a intenção de organizar, prever e controlar situações que favoreçam apenas o lado empresarial.
III - O planejamento social articula a ideia com a prática, na busca pelos objetivos.
Estão CORRETOS:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Somente os itens I e III.
Vamos explorar o tema central dessa questão, que é o planejamento social. O planejamento, de acordo com Baptista, envolve uma racionalidade que guia naturalmente as ações das pessoas. Mesmo sem perceber, todos nós planejamos nossas ações de forma lógica e sistemática. No contexto do planejamento social, essa prática se torna uma ferramenta essencial para analisar, prever, propor objetivos e definir estratégias.
Para entender melhor, precisamos reconhecer a importância de articular a ideia com a prática, garantindo que as ações planejadas realmente nos levem aos objetivos desejados. Este conceito é vital em áreas como o serviço social, onde o planejamento é utilizado para alinhar estratégias com as metas sociais.
Análise das alternativas:
Item I: Este item está correto porque descreve o planejamento como uma ferramenta para sistematizar o pensamento e a ação, através do estudo das situações, previsão de limites, definição de objetivos e estratégias. Este conceito está alinhado com a visão de Baptista sobre a lógica no planejamento social.
Item II: Este item está incorreto porque sugere que o planejamento favorece apenas o lado empresarial. No contexto de planejamento social, o foco está em beneficiar a coletividade e não apenas interesses empresariais. Portanto, essa perspectiva é limitada e não reflete o entendimento de Baptista sobre planejamento social.
Item III: Este item está correto porque destaca a articulação entre a ideia e a prática, um aspecto fundamental do planejamento social que busca realizar objetivos através da implementação prática das ideias planejadas.
Assim, a resposta correta é a alternativa B - Somente os itens I e III.. Os itens I e III refletem adequadamente o entendimento de Baptista sobre a racionalidade no planejamento social.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
✓ II - O planejamento viabiliza a intenção de organizar, prever e controlar situações que favoreçam apenas o lado empresarial.
➥ Esse "apenas" faz com que o item esteja incorreto.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo