O ensino de ciências na Educação Infantil deve partir
da curiosidade natural das crianças sobre fenômenos
do mundo físico e natural. A metodologia investigativa valoriza observação, experimentação e formulação de hipóteses infantis. A abordagem pedagógica
que organiza o ensino de ciências partindo de
questões problematizadoras elaboradas pelas
próprias crianças é denominada ensino por: