Um Agente Administrativo elaborou um relatório ao Secretári...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A decisão dependia de identificar a alteração intencional da mensagem pelo emissor para torná-la mais favorável ao superior, o que na comunicação organizacional se chama filtragem.
- Se o problema está na alteração deliberada do conteúdo pelo emissor para agradar ou proteger-se diante do receptor, o rótulo é filtragem.
- Se a questão descreve interpretação ou captação distorcida da realidade, pense em percepção seletiva; se descreve manipulação antes do envio, não.
- Redução de informações só aponta para sobrecarga quando a causa for excesso de volume e limite de processamento, não quando houver autoproteção.
- Barreira semântica só se aplica quando o obstáculo estiver no significado, na linguagem ou na compreensão dos termos usados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na teoria da comunicação organizacional, a filtragem acontece exatamente quando o emissor (quem envia a mensagem) altera, omite ou suaviza as informações antes de passá-las para a frente. O motivo mais comum para isso acontecer é o medo da reação do chefe ou o desejo de agradar ao superior.
As demais alternativas estão incorretas porque:
- A - Esse é um erro do receptor (quem recebe a mensagem), que enxerga apenas o que quer com base em seus próprios interesses e experiências.
- C - Ocorre quando o volume de dados é maior do que a pessoa consegue processar (por exemplo, receber 500 e-mails no mesmo dia).
- D - Tem a ver com o significado das palavras (uso de jargões técnicos complexos, duplo sentido ou idiomas diferentes).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo