O que faz a opção “Executar como administrador” em um progra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3988115 Sistemas Operacionais

O que faz a opção “Executar como administrador” em um programa no Windows?


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: A questão se resolve pela elevação de privilégios no Windows: “Executar como administrador” permite ao programa agir com permissão administrativa, o que aponta para a alternativa D.

Tema central: elevação de privilégios
Análise das alternativas
A
Errada
Errada, porque o efeito da opção não é aumentar restrições sobre o programa, mas elevar suas permissões. O confronto decisivo aqui é entre restringir e conceder privilégios administrativos: a função faz o segundo, não o primeiro.
B
Errada
Errada, porque executar como administrador não tem como efeito próprio trocar o usuário autenticado na sessão do Windows. O critério correto é distinguir elevação de privilégios do processo de alteração da conta de usuário da sessão.
C
Errada
Errada, porque a finalidade funcional da opção não é verificar ou certificar a segurança do programa. Ela serve para executar o programa com permissões administrativas, mediante elevação.
D
Certa
A alternativa D está certa porque “Executar como administrador” faz o programa iniciar com privilégios administrativos. Pelo critério operacional cobrado, isso libera ações que dependem de permissão elevada no sistema, como alterar configurações protegidas e criar ou modificar chaves e valores do Registro quando essa operação exigir privilégio administrativo.
Pegadinha da questão
A confusão real era tomar “Executar como administrador” como troca de conta ou como checagem de segurança por causa do aviso do UAC, quando o ponto técnico é a elevação de privilégios do processo.
Dica para questões semelhantes
  • Em opções do Windows que mencionam administrador, identifique se o efeito é elevar privilégios do processo.
  • Não confunda execução com privilégios elevados com mudança de usuário na sessão.
  • Se a ação exige permissão administrativa, a alternativa correta tende a ser a que descreve elevação de privilégios.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo