"Ele foi um dos maiores ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4008658 Artes Plásticas
"Ele foi um dos maiores nomes da Segunda Geração de Arte Moderna no Brasil e deixou como legado uma série de pinturas de vários estilo com um colorido especial não por acaso ele ficou conhecido como o "mestre das bandeirinhas". Eclético e experimental, seu trabalho passou por diversas fases, relembre agora algumas delas. A primeira participação dele foi na mostra coletiva aconteceu em 1925 (a exposição foi realizada no Palácio das Indústrias de São Paulo). Em 1930, o pintor fez parte do Grupo Santa Helena ao lado vários artistas, entre eles Mário Zanini e Francisco Rebolo. Os pintores criavam sobretudo a partir de modelos vivos. O nome do grupo foi dado pelo crítico Sérgio Milliet porque os artistas haviam alugado um espaço no Palacete Santa Helena, situado na Praça da Sé. A primeira exposição individual do artista aconteceu em 1944, em São Paulo, na Galeria Itá, quando o artista tinha 48 anos. Todas as telas foram vendidas, uma delas foi adquirida por Mário de Andrade. Em 1940, o pintor ganhou o concurso do IPHAN, o que lhe deu maior visibilidade nacional. Treze anos mais tarde levou o Prêmio de Melhor Pintor Nacional da Bienal Internacional de São Paulo ao lado de Di Cavalcanti. Em 1958 foi a vez de receber o consagrado Prêmio Guggenheim".

Fonte (adaptada): https://www.culturagenial.com

O excerto acima faz referência a qual pintor brasileiro?
Alternativas