"Ele foi um dos maiores nomes da Segunda Geração de
Arte Moderna no Brasil e deixou como legado uma série
de pinturas de vários estilo com um colorido especial
não por acaso ele ficou conhecido como o "mestre das
bandeirinhas". Eclético e experimental, seu trabalho
passou por diversas fases, relembre agora algumas
delas. A primeira participação dele foi na mostra coletiva
aconteceu em 1925 (a exposição foi realizada no Palácio
das Indústrias de São Paulo). Em 1930, o pintor fez parte
do Grupo Santa Helena ao lado vários artistas, entre eles
Mário Zanini e Francisco Rebolo. Os pintores criavam
sobretudo a partir de modelos vivos. O nome do grupo
foi dado pelo crítico Sérgio Milliet porque os artistas
haviam alugado um espaço no Palacete Santa Helena,
situado na Praça da Sé. A primeira exposição individual
do artista aconteceu em 1944, em São Paulo, na Galeria
Itá, quando o artista tinha 48 anos. Todas as telas foram
vendidas, uma delas foi adquirida por Mário de Andrade.
Em 1940, o pintor ganhou o concurso do IPHAN, o que
lhe deu maior visibilidade nacional. Treze anos mais
tarde levou o Prêmio de Melhor Pintor Nacional da Bienal
Internacional de São Paulo ao lado de Di Cavalcanti. Em
1958 foi a vez de receber o consagrado Prêmio
Guggenheim".
Fonte (adaptada): https://www.culturagenial.com
O excerto acima faz referência a qual pintor brasileiro?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Compare seu desempenho com quem faz o mesmo concurso. Ver concorrência
teste
Parabéns! Você acertou!
Compare seu desempenho com quem faz o mesmo concurso. Ver concorrência