A ingestão proteica diária com dieta não suplementada, em p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068961 Medicina
A ingestão proteica diária com dieta não suplementada, em pacientes com doença renal crônica, estadiamento G3-G5 em tratamento conservador, com ou sem diabetes mellitus é de, respectivamente, ______ e ______ g/kg/dia. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C, que indica que a ingestão proteica diária recomendada para pacientes com doença renal crônica, estadiamento G3-G5 em tratamento conservador, com ou sem diabetes mellitus é de 0,6-0,8 g/kg/dia e 0,55-0,6 g/kg/dia, respectivamente. A restrição do consumo de proteínas é indicada para pacientes com doença renal crônica, com o objetivo de reduzir a sobrecarga renal e evitar a progressão da doença. A quantidade de proteína recomendada varia de acordo com o estágio da doença, o tratamento e a presença de outras condições médicas, como diabetes mellitus. É importante que o paciente siga as recomendações médicas e nutricionais para o controle da doença renal crônica.

Essa questão acaba sendo muito complexa porque não há consenço exato sobre a ingesta proteica. O que se sabe é que paciente com baixa ingesta de proteínas tende a desnutrir e, consequentemente, aumentar a progressão da DRC. Portanto, não pode haver restrição proteica na maioria dos casos, mas também não pode haver exageros. Uma ressalva é que o KDOQI recomenda restrição em pacientes que tem DRC sem outras comorbidades associadas, mas não me pareceu o padrão das outras referências. O KDIGO 2024 informa que a ingesta basal de um americano médio sem comorbidades é de 0,8 g/kg/dia e que, portanto, pode-se usar esse valor como base para ingesta no DRC na maioria dos casos. O Ministério da saúde recomenda ingesta de 0,8 g/kg/dia, podendo inclusive subir para 1,3 g/kg/dia caso o paciente tenha indicação de maior ingesta proteica. Porém, como foi pedido um valor exato, é necessário saber que nesta questão usaram a KDOQI/Academy 2020 como fonte. É importante observar isto porque nesta questão a banca usou o KDOQI como referência, mas em outra questão cobrou o KDIGO (https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/b8c12c78-0c).

Abaixo segue algumas referências

O KDIGO 2012 recomendava 0,8 g/kg/dia para G3 a G5 e 1,3 g/kg/dia em adultos com risco de progressão.

  • 3.1.13: We suggest lowering protein intake to 0.8 g/kg/day in adults with diabetes (2C) or without diabetes (2B) and GFR o30 ml/min/ 1.73 m2 (GFR categories G4-G5), with appropriate education. 3.1.14: We suggest avoiding high protein intake (1.3 g/kg/day) in adults with CKD at risk of progression. (2C)

O KDIGO 2024 recomenda 0,8 g/kg/d para G3 a G5

  • Recommendation 3.3.1.1: We suggest maintaining a protein intake of 0.8 g/kg body weight/d in adults with CKD G3–G5 (2C).

A Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral 2021 recomenda:

  • DRC G3 a G5 é de 0,6-0,8 g/kg/dia
  • DRC 5 com hemodiálise ou diálise peritoneal: 1,2 g/kg/dia

O Ministério da Saúde no PCDT para DRC 2023

  • G3 a G5: 0,6 - 0,8 g/kg/dia
  • Caso haja indicação pode chegar a 1,3 g/kg/dia

O KDOQI/Academy 2020 recomenda: (referência para essa questão)

  • para G3 a G5 sem diálise e sem diabetes: 0,55 - 0,6 g/kg/dia
  • para G3 a G5 com diabetes e sem diálise: 0,6 - 0,8 g/kg/dia
  • para G5 com diálise, mas estável metabolicamente: 1 a 1,2 g/kg/dia
  • para G5 com diálise e diabetes: 1 a 1,2 g/kg/dia

Observação: Isso é para dieta não suplementada. As referências trazem outros valores para a dieta suplementada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo