Em relação aos itens necessários à implantação da Estratégi...
Em relação aos itens necessários à implantação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alterntiva com a sequência correta.
( ) A atividade do ACS deve se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território, com priorização para população com menor grau de vulnerabilidade e de menor risco epidemiológico.
( ) Existência de uma UBS, inscrita no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente, que passa a ser a UBS de referência para a equipe de agentes comunitários de saúde.
( ) O número de ACS e ACE por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional (critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos), conforme legislação vigente.
( ) O cumprimento da carga horária integral de 42 horas semanais por toda a equipe de agentes comunitários, somando-se à carga horária de todos os profissionais em um total de 60 horas semanais; composta por ACS e enfermeiro supervisor.
( ) Cada ACS deve realizar as ações previstas nas regulamentações vigentes e na portaria e ter uma microárea sob sua responsabilidade, cuja população não ultrapasse 850 pessoas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - F – V – V – F – F.
Tema Central da Questão: A questão aborda a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que é uma parte fundamental da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Conhecer a estrutura, requisitos e regulamentações das equipes de ACS é crucial para resolver essa questão. É necessário entender o papel dos agentes comunitários, a importância da Unidade Básica de Saúde (UBS) e como as equipes são formadas de acordo com critérios demográficos e epidemiológicos.
Justificativa para a Alternativa Correta:
(1) Falso: "A atividade do ACS deve se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território, com priorização para população com menor grau de vulnerabilidade e de menor risco epidemiológico." Essa afirmação está incorreta porque o foco dos ACS é, na verdade, atender populações com maior vulnerabilidade e risco epidemiológico, visando reduzir desigualdades em saúde.
(2) Verdadeiro: "Existência de uma UBS, inscrita no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente, que passa a ser a UBS de referência para a equipe de agentes comunitários de saúde." Está correta, pois a equipe de ACS precisa estar vinculada a uma UBS que serve como referência para suas atividades.
(3) Verdadeiro: "O número de ACS e ACE por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional (critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos), conforme legislação vigente." Essa afirmação é verdadeira. A quantidade de ACS é definida com base em critérios que consideram a população a ser atendida, garantindo que os serviços sejam proporcionais às necessidades.
(4) Falso: "O cumprimento da carga horária integral de 42 horas semanais por toda a equipe de agentes comunitários, somando-se à carga horária de todos os profissionais em um total de 60 horas semanais; composta por ACS e enfermeiro supervisor." Esta afirmação está incorreta. A carga horária dos ACS é de 40 horas semanais, e não há determinação para somar-se a 60 horas semanais com outros profissionais.
(5) Falso: "Cada ACS deve realizar as ações previstas nas regulamentações vigentes e na portaria e ter uma microárea sob sua responsabilidade, cuja população não ultrapasse 850 pessoas." Essa afirmação é falsa, pois a portaria vigente estabelece o limite de até 750 pessoas por ACS em uma microárea.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
( F ) A atividade do ACS deve se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território, com priorização para população com menor grau de vulnerabilidade e de menor risco epidemiológico.
( V ) Existência de uma UBS, inscrita no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente, que passa a ser a UBS de referência para a equipe de agentes comunitários de saúde.
( V ) O número de ACS e ACE por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional (critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos), conforme legislação vigente.
( F ) O cumprimento da carga horária integral de 42 horas semanais por toda a equipe de agentes comunitários, somando-se à carga horária de todos os profissionais em um total de 60 horas semanais; composta por ACS e enfermeiro supervisor.
( F ) Cada ACS deve realizar as ações previstas nas regulamentações vigentes e na portaria e ter uma microárea sob sua responsabilidade, cuja população não ultrapasse 850 pessoas.
Cada ACS deve realizar as ações previstas nas regulamentações vigentes e na portaria e ter uma microárea sob sua responsabilidade, cuja população não ultrapasse 850 pessoas.
A população não pode ultrapassar 750 pessoas.
( F ) menor risco epidemiológico.
( F ) somando-se à carga horária de todos os profissionais em um total de 60 horas semanais
( F ) 850 pessoas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo