A síndrome infecciosa que acomete, principalmente, adolescen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2414341 Medicina

A síndrome infecciosa que acomete, principalmente, adolescentes, com febre alta, odinofagia, tosse, artralgia, adenopatia cervical posterior simétrica (que pode se generalizar), esplenomegalia, hepatomegalia discreta (raramente com icterícia), erupção cutânea e comprometimento da orofaringe, sob a forma de faringoamigdalite exsudativa, tem como diagnóstico o(a):

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda uma síndrome infecciosa comum na adolescência. A descrição dos sintomas sugere fortemente a mononucleose infecciosa, também conhecida como 'doença do beijo', causada primariamente pelo vírus Epstein-Barr (EBV).

Tema central da questão: A mononucleose infecciosa é uma condição caracterizada por sintomas como febre alta, odinofagia (dor ao engolir), linfadenopatia cervical posterior, esplenomegalia, hepatomegalia discreta e faringoamigdalite exsudativa. Esses sintomas são típicos e ajudam na diferenciação de outras doenças infecciosas.

Justificativa para a alternativa correta: A mononucleose infecciosa (alternativa D) é consistente com o quadro clínico descrito. O envolvimento da orofaringe como faringoamigdalite exsudativa, a presença de adenopatia cervical posterior simétrica e os sintomas sistêmicos são características clássicas da doença. A presença de esplenomegalia e hepatomegalia também suporta este diagnóstico. O diagnóstico pode ser confirmado por exames laboratoriais, como o teste de heterofilia (Monoteste) e sorologias específicas para o EBV.

Análise das alternativas incorretas:

A - Varicela: A varicela, ou catapora, é uma infecção viral caracterizada por erupções cutâneas vesiculares disseminadas pelo corpo, febre e mal-estar. Embora possa ocorrer febre e linfadenopatia, a presença de vesículas cutâneas não é compatível com o quadro descrito.

B - Exantema súbito: Também conhecido como roséola, geralmente acomete crianças menores de dois anos e é caracterizado por febre alta súbita seguida de uma erupção cutânea ao desaparecer a febre. Não ocorre linfadenopatia cervical posterior simétrica ou faringoamigdalite exsudativa, tornando essa alternativa inadequada.

C - Doença de Kawasaki: Esta é uma vasculite que afeta principalmente crianças abaixo de cinco anos, com febre alta persistente, conjuntivite, alterações orais e linfadenopatia cervical, mas não é comum em adolescentes e não apresenta o quadro de faringoamigdalite exsudativa ou hepatomegalia discreta.

E - Faringotonsilite estreptocócica: Caracteriza-se por febre, dor de garganta intensa, exsudato amigdaliano e linfadenopatia cervical anterior. A linfadenopatia posterior e esplenomegalia são atípicas para essa condição, distinguindo-a da mononucleose.

Entender as características clínicas e epidemiológicas das doenças é essencial para o diagnóstico correto. A mononucleose infecciosa é uma das principais causas de linfadenopatia cervical posterior em adolescentes, junto com os outros sintomas descritos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo