A lavagem das mãos é uma prática de higiene pessoal muito i...
A lavagem das mãos é uma prática de higiene pessoal muito importante, que auxilia na promoção da saúde e prevenção de doenças. Para uma boa higienização para a manipulação de alimentos, deve-se seguir alguns passos, como:
I. Molhar apenas a palma da mão e ensaboá-la de 15 a 20 segundos.
II. Após a lavagem, deve-se enxaguar bem as mãos e secá-las com toalha de pano.
III. Alternativamente à lavagem, pode-se fazer a assepsia das mãos aplicando álcool gel 70%.
Está CORRETO o que se afirma:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A lavagem de mãos adequada para manipulação de alimentos exige higienizar palmas, dorso, entre os dedos, polegares e punhos por 40-60 segundos, secar com papel toalha descartável (não tecido), e o álcool 70% é um antisséptico válido, mas não substitui a lavagem quando as mãos estão visivelmente sujas.
A alternativa CORRETA é:
D) Em nenhum dos itens.
Análise dos itens:
- I. INCORRETO: Deve-se lavar todas as superfícies (dorso, punhos, entre dedos), não apenas a palma, e a duração recomendada é de 40 a 60 segundos, não apenas 15-20.
- II. INCORRETO: A secagem deve ser feita com papel toalha descartável, nunca com toalhas de pano, que acumulam microrganismos.
- III. INCORRETO: Embora o álcool 70% seja um antisséptico, ele é indicado para mãos sem sujeira visível. Para manipuladores de alimentos, a lavagem com água e sabão é a norma para remover sujidades e microrganismos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo