Articuladores nacionais do movimento funk anunciaram no dia ...
Articuladores nacionais do movimento funk anunciaram no dia 5 de dezembro que pretendem denunciar as mortes de nove jovens após intervenção da Polícia Militar na favela de Paraisópolis.
A intensão do grupo é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, cujo tema central gira em torno de uma denúncia internacional relacionada a um incidente envolvendo a Polícia Militar na favela de Paraisópolis.
Para resolver questões como essa, é importante compreender como funcionam as organizações internacionais e quais são os mecanismos disponíveis para denúncias de violações de direitos humanos. O foco aqui é o Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado em Haia, na Holanda, que julga crimes de guerra, genocídios e crimes contra a humanidade.
Alternativa Correta: C - Levar o caso até o tribunal Penal Internacional, em Haia, Holanda.
Justificativa: O Tribunal Penal Internacional é adequado para lidar com denúncias graves de violações de direitos humanos que tenham impacto internacional. A intenção mencionada no enunciado de levar o caso ao TPI sugere que os articuladores do movimento funk enxergam o incidente como uma possível violação grave que merece atenção neste tribunal, conhecida por tratar de crimes de grande magnitude e alcance.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Encaminhar dados da ocorrência em reunião da ONU na Suíça. Embora a ONU seja um órgão importante na pauta de direitos humanos, a sede em Genebra, Suíça, não é diretamente responsável por julgar casos específicos de intervenções policiais. A ONU atua mais em diretrizes, relatórios e recomendações internacionais.
B - Denunciar a Polícia Militar de São Paulo no Ministério Público. Essa alternativa se refere a uma instância nacional. O Ministério Público pode investigar e propor ações judiciais em nível local ou nacional, mas o enunciado destaca uma intenção de denúncia internacional.
D - Buscar apoio da Anistia Internacional para apuração do caso. A Anistia Internacional, embora seja uma organização que defende os direitos humanos e pode trazer visibilidade ao caso, não atua como tribunal. Seu papel é mais de advocacy, pressão política e informar a comunidade internacional.
Estratégia para interpretação: Ao enfrentar questões sobre segurança pública e direitos humanos, identifique palavras-chave como "internacional", "tribunal" e "direitos humanos", que ajudam a associar o enunciado a órgãos ou mecanismos adequados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"intensão"
Gab. C
GAB-C
Levar o caso até o tribunal Penal Internacional, em Haia, Holanda.
PODEM MARCAR SEM MEDO!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo