Foi somente na década de [1920], durante a gestão do seu se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3456319 História
Foi somente na década de [1920], durante a gestão do seu segundo diretor, Afonso de Escragnole Taunay (1916 – 1946), que o Museu Paulista afirmou-se enquanto um museu dedicado à História Nacional e especialmente à de São Paulo. Durante a comemoração do Centenário da Independência do país, Taunay aproveitou não só os festejos deste fato, como também capitalizou os benefícios simbólicos da Independência, que deveriam estar em harmonia com o projeto hegemônico de São Paulo no período da chamada República Velha. Nessa ocasião, Taunay inaugurou a estátua de D. Pedro I – a mesma que é encontrada até hoje visível ao subirmos a escadaria monumental do Museu – exaltando-o não como fundador do Império, mas enquanto autor do gesto gerador da nacionalidade que ocorrera naquele local, numa das províncias mais republicana do país.

(Adriana Mortara Almeida e Camilo de Mello Vasconcellos, “Por que visitar museus”. In: Circe Maria Fernandes Bittencourt (org.), O saber histórico na sala de aula, 1998)

A análise da organização do acervo do Museu Paulista demonstra a possibilidade de 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - incorporação nos estudos de história de visitas presenciais aos museus como procedimento de análise de fontes históricas.

1. Tema Central da Questão

A questão aborda a importância dos museus como espaços educativos e o papel que eles desempenham no ensino de História. O foco é a utilização do Museu Paulista como local de estudo e análise de fontes históricas, relacionando o ambiente museológico com o aprendizado prático e a pesquisa histórica.

2. Resumo Teórico

Museus são instituições voltadas para a preservação, pesquisa e divulgação de objetos, documentos e obras de valor histórico e cultural. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História, a análise direta de fontes (objetos, documentos, imagens) é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a construção do conhecimento histórico.

3. Justificativa da Alternativa Correta (D)

A alternativa D está correta porque ressalta o valor de visitas presenciais aos museus como método de análise de fontes históricas, fundamental para o estudo da História. O texto base destaca que a organização do acervo do Museu Paulista permite essa aproximação dos alunos com o passado de maneira prática e reflexiva, conectando o espaço museológico à aprendizagem efetiva.

4. Análise das Alternativas Incorretas

A - Sugere que o museu serve apenas para "abrandamento da disciplina", o que reduz o papel pedagógico dos museus a mero lazer, sem enfatizar o aprendizado.

B - Defende que os museus são "locais de presenças imediatas dos passados históricos", uma visão problemática, pois os museus mediam e interpretam o passado, não o transportam diretamente.

C - Enfatiza apenas "relações harmoniosas de objetos artísticos", limitando a função dos museus ao estético e não ao processo investigativo histórico.

E - Apesar de citar a importância do conhecimento histórico, não destaca a análise de fontes nem a visita aos museus, que é o ponto central do enunciado.

5. Estratégias para Interpretação

Fique atento a palavras-chave como “análise de fontes históricas” e “visitas presenciais”, que conectam teoria à prática e ao enunciado. Desconfie de alternativas genéricas ou que reduzem o papel do museu ao lazer ou à arte apenas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão totalmente subjetiva

Este é o tipo de questão em que o candidato precisa usar uma bola de cristal para descobrir a resposta certa!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo