A psicologia enquanto ciência tem sido instigada à preocupar...
A psicologia enquanto ciência tem sido instigada à preocupar-se com as questões de sustentabilidade ambiental. Isso porque, várias dessas questões estão estreitamente relacionadas ao comportamento humano. Um exemplo, é o que Juliet Schor (1998) chamou do ciclo de trabalhar e gastar, trabalhar mais para consumir mais, o que acarreta sérias consequências ambientais. Assinale a alternativa que melhor representa o resultado de estudos da psicologia:
I. Em países pobres, onde a baixa renda ameaça as necessidades básicas, ser relativamente rico prediz maior bem-estar. Em países ricos, onde a maioria pode prover as necessidades da vida, a riqueza ainda importa. Em parte, isso se deve ao fato de que as pessoas com mais dinheiro têm mais controle sobre sua vida.
II. Quanto menos cara a atividade de lazer, mais felizes as pessoas ficam em realizá-la. As atividades recretivas de baixo consumo se revelam mais gratificantes. Aquelas coisas que contribuem para uma vida genuinamente boa são permanentemente sustentáveis.
III. O aumento do padrão de vida durante as cinco últimas décadas em países como, Estados Unidos, Japão, Inglaterra e China, não foi acompanhado por uma parcela mínima de aumento no bem-estar subjetivo.
IV. O desafio para as nações ricas é promover uma melhora nos padrões de vida sem encorajar um materialismo e um consumismo que substituam a profunda necessidade de pertencer.
V. Graças a nossa capacidade de nos adaptar e de ajustar comparações, o impacto de eventos de vida significativos (como perda de um emprego, um acidente incapacitante) se dissipa mais cedo do que a maioria da pessoas supõe. Se diminuirmos nosso consumo por escolha ou por necessidade, inicialmente sentiremos angústia, mas passará.