Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3579878 Medicina
Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2) ou de bicarbonato sérico (HCO3) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais, sobre este tema, analise as alternativas a seguir:

I - A avaliação se faz com gasometria arterial e eletrólitos séricos. A gasometria mede diretamente o pH e a Pco2. Calcula-se o nível de HCO3 informado na gasometria arterial usando a equação de Henderson-Hasselbalch.
II - O equilíbrio ácido-base é mais precisamente avaliado com a medição do pH e da Pco2 em uma amostra de sangue arterial. Nos casos de insuficiência circulatória ou durante reanimação cardiopulmonar, as medidas de uma amostra do sangue venoso podem refletir de modo mais preciso condições teciduais e orientar melhor a administração de bicarbonato e a adequação da ventilação.
III - O pH estabelece o processo primário (acidose ou alcalose), mas pode ser direcionado para os valores normais pela compensação. As alterações da PCO2 refletem o componente respiratório e as alterações do HCO3 refletem o componente metabólico.
IV - Distúrbios ácido-base complexos ou mistos envolvem mais de um processo primário. Nesses distúrbios mistos, os valores podem ser enganosamente normais. Assim, ao avaliar distúrbios ácido-base, é importante determinar se as mudanças na Pco2 e no HCO3 mostram a compensação esperada.

Assinale a alternativa correta: 
Alternativas