Na teoria do consumidor, uma curva de indiferença retrata o...
Assinale a afirmativa correta em relação ao assunto.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda o conceito de curvas de indiferença na teoria do consumidor, uma parte fundamental da microeconomia que analisa como consumidores alocam seus recursos limitados entre diferentes bens para maximizar sua satisfação.
Uma curva de indiferença representa todas as combinações possíveis de dois bens que proporcionam o mesmo nível de satisfação ao consumidor. A posição e a forma das curvas de indiferença ajudam a entender as preferências do consumidor e como ele valoriza a troca entre diferentes bens.
Alternativa Correta: A - A curva de indiferença de bens substitutos perfeitos tem o formato de uma linha reta.
Justificativa: Bens substitutos perfeitos são aqueles que podem ser trocados entre si em proporções constantes, sem perda de utilidade para o consumidor. Isso significa que a taxa marginal de substituição (TMS) é constante, resultando em uma curva de indiferença linear. Este conceito é discutido em detalhes em manuais de microeconomia, como o livro "Microeconomia: Princípios, Problemas e Políticas" de McConnell e Brue.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Dois bens são substitutos perfeitos quando a taxa marginal de substituição entre ambos é constante, e não decrescente. Portanto, esta afirmação está incorreta.
C - Dois bens são considerados complementos perfeitos quando eles são consumidos em proporções fixas, e a curva de indiferença tem forma de ângulo reto. A afirmação sobre a taxa marginal de substituição crescente está incorreta neste contexto.
D - Em curvas de indiferença convexas (a forma mais comum para a maioria dos bens), a taxa marginal de substituição de A por B é decrescente, não crescente, à medida que nos movemos ao longo da curva de cima para baixo.
E - Em um mapa de indiferença, as curvas mais distantes da origem indicam maior satisfação, pois representam maiores quantidades de consumo de ambos os bens. Portanto, esta alternativa está incorreta, já que afirma o contrário.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo