Paciente do sexo feminino, de 35 anos, procura atendimento r...
Paciente do sexo feminino, de 35 anos, procura atendimento referindo tremor de extremidades, palpitações, diarreia e insônia. Relata, ainda, dor na região anterior do pescoço e febre. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 104 bpm e dor a palpação da tireoide. Exames laboratoriais mostram redução dos níveis de TSH e T4 livre aumentado. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão explora o diagnóstico diferencial do hipertireoidismo doloroso associado a sintomas sistêmicos, focando nas causas menos comuns de tireotoxicose e na correlação clínico-laboratorial.
Comentando a alternativa correta (D – Tireoidite granulomatosa subaguda):
A apresentação clínica da paciente — dor anterior cervical (tireoidiana), febre, sintomas de tireotoxicose (tremor, palpitação, diarreia, insônia), dor à palpação da tireoide e taquicardia — associada a TSH suprimido e T4 livre elevado, é clássica de tireoidite granulomatosa subaguda, também chamada de tireoidite de De Quervain. Esta condição, segundo o Manual MSD e a SBEM, é frequentemente desencadeada por infecção viral prévia, cursando com quadro doloroso e febril, além de liberação aguda de hormônio tireoidiano pela destruição folicular.
Segundo a SBEM: “Aumento doloroso da glândula e liberação de grandes quantidades de hormônio no sangue”.
Análise das alternativas incorretas:
A) Doença de Graves: Caracteriza-se por hipertireoidismo, mas de início insidioso, SEM dor cervical ou febre. Comumente associada a bócio difuso indolor e sinais orbitários, ausentes neste caso.
B) Tireoidite linfocítica subaguda: Ou tireoidite silenciosa, é indolor e não acompanha febre. Seu quadro de tireotoxicose ocorre sem sintomas inflamatórios locais.
C) Tireoidite de Riedel: Forma rara, caracterizada por fibrose da glândula, bócio pétreo, habitualmente indolor e sem sintomas sistêmicos. Não cursa com tireotoxicose intensa.
Dicas de prova e pegadinhas:
Sempre atente-se a presença de dor e febre no contexto de tireoide aumentada e tireotoxicose; este conjunto é típico da tireoidite subaguda granulomatosa e não das demais doenças da tireoide.
Segundo o Manual MSD: “A tireoidite subaguda frequentemente aparece depois de uma virose e começa com dor no pescoço localizada na altura da tireoide.”
Resumo: O diagnóstico mais provável para este caso é tireoidite granulomatosa subaguda (de De Quervain), baseada no padrão clínico específico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo