As redes de infraestrutura urbana se constituem de sistemas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Arquiteto |
Q827417 Arquitetura
As redes de infraestrutura urbana se constituem de sistemas técnicos que, sobretudo a partir do século XIX, se consagraram como soluções de atendimento a populações das cidades, articulando densidade, simultaneidade, qualidade e quantidade. Dentre vários sistemas urbanos operantes em rede, os sistemas de água e esgoto representam partes imprescindíveis da urbanização com salubridade e eficiência econômica. Com base nas características destas duas redes, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D é a correta.

Tema central da questão: A questão aborda as redes de infraestrutura urbana, especificamente os sistemas de água e esgoto. Esses sistemas são fundamentais para a urbanização, promovendo salubridade e eficiência econômica nas cidades. Compreender a lógica de funcionamento e implantação dessas redes é essencial para o urbanismo.

Resumo teórico: As redes de água e esgoto possuem características distintas. A rede de água geralmente distribui água potável das estações de tratamento para os domicílios, enquanto a rede de esgoto coleta o esgoto das residências e o transporta para estações de tratamento. A implantação das estações de tratamento de esgoto frequentemente leva em consideração a topografia, uma vez que o esgoto tende a fluir por gravidade, sendo vantajoso colocá-las em áreas de menor cota. As estações de tratamento de água, por outro lado, são normalmente localizadas estrategicamente para facilitar a distribuição.

Análise das alternativas:

A - Incorreta: A descrição apresenta um fluxo inverso. A água flui das estações de tratamento para os domicílios, não o contrário.

B - Incorreta: Esta alternativa também descreve um fluxo incorreto. O esgoto flui das ligações domiciliares para as estações de tratamento, não o contrário.

C - Incorreta: Ao contrário do que é afirmado, as estações de tratamento de água potável são geralmente instaladas em locais que facilitem a distribuição por gravidade, em cotas mais altas, não necessariamente nas menores cotas do arruamento.

D - Correta: A implantação de estações de tratamento de esgoto sanitário observa realmente a topografia, e é feita em torno das menores cotas no arruamento, aproveitando o fluxo do esgoto por gravidade. Este é um conceito básico em planejamento urbano e saneamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) sentido estação distribuidora -> residências
b) ligações domiciliares -> estação de tratamento
c) feita em torno das maiores cotas do arruamento (de forma que a água desça por gravidade até as edificações)
d) correta (de forma que o esgoto desça por gravidade das residências até a estação de tratamento)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo