“Da centralização excessiva de Pedro I, passou-se à
descentralização/centralização do período regencial, que não conduzia de modo equilibrado a política no
Brasil, além de ter enfrentado revoltas em muitas
partes do país, cujos participantes tinham demandas
que queriam em pauta para que o heterogêneo
território tivesse o pleno reconhecimento de seus
súditos/cidadãos, muitos dos quais [...] não
participavam ativamente das decisões políticas
provinciais e nacionais. A antecipação da coroação do
imperador D. Pedro II pareceu uma tentativa extrema
de ordenar a monarquia constitucional em meio à
efervescência de projetos e demandas não atendidos
em razão da ausência de um consenso.”
A partir do texto, pode-se afirmar que a coroação de
Dom Pedro II como imperador do Brasil foi antecipada
com o intuito de
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Compare seu desempenho com quem faz o mesmo concurso. Ver concorrência
teste
Parabéns! Você acertou!
Compare seu desempenho com quem faz o mesmo concurso. Ver concorrência