“No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é u...
Nesse segmento do texto 1 há uma série de conectores sublinhados; o substituto inadequado a um desses conectores é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Coesão textual e semântica dos conectores. A questão avalia a capacidade do candidato em identificar a função e o sentido dos conectores em um texto, elemento fundamental em provas de interpretação.
Conectores são palavras ou expressões responsáveis por estabelecer relações lógicas (causa, oposição, soma, tempo, finalidade, etc.) entre as ideias do texto, conferindo-lhe fluidez e coesão. Segundo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”), a compreensão correta desses elementos é essencial na leitura atenta para evitar erros de interpretação.
Justificativa para a alternativa correta (D):
“Até mesmo” indica inclusão surpreendente ou inesperada, reforçando que algo, além do comum, também ocorre. Substituí-lo por “justamente” é incorreto, pois “justamente” expressa precisão, exatidão, ou justiça, e não transmite o acréscimo enfático de algo inesperado. Essa troca altera o sentido original, comprometendo a coesão semântica.
Análise das alternativas incorretas:
A) “enquanto / ao mesmo tempo em que” – Ambos exprimem simultaneidade. Não há alteração de sentido, pois ambos indicam ações ocorrendo juntas.
B) “porque / em função de que” – Apesar de “em função de que” ser mais formal, ambos expõem causa (segundo Cunha & Cintra). A sutileza formal não compromete o sentido.
C) “mas / no entanto” – Ambos são adversativos, marcando oposição. A substituição é legítima e costuma ocorrer na norma-padrão.
E) “quando / enquanto” – Apesar de pequenas diferenças, no contexto do trecho ambos indicam temporalidade simultânea. O uso é aceitável.
Dicas para provas: Cuidado ao substituir conectores: alguns possuem significados próximos, porém nem sempre são intercambiáveis. Atenção especial à ênfase, oposição, causa e tempo nos conectores, como destaca o Manual de Redação da Presidência da República.
Conclusão: A alternativa D é a correta, pois faz uma substituição que altera o sentido original do texto, prejudicando a correta interpretação e a coesão textual.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa letra "b" também é estranha...
RJGR
Verbo acontecer com sentido de suceder, ocorrer pode ser VTI, logo vai pedir uma preposição.
17. Suceder = ocorrer, acontecer (v.i.); vir depois, seguir-se (v.t.i.).
V.I.: Sucedeu que a sua ausência nos impediu de tomarmos as decisões necessárias.
V.T.I.: Dilma foi escolhida pelo povo para suceder ao presidente Lula.
http://www.qieducacao.com/2011/05/regencia-verbal.htmlClique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo