O estoicismo e o epicurismo, embora busquem a ataraxia (aus...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O enunciado pedia a visão estoica do Cosmo, e o ponto decisivo era a doutrina do Logos e da providência cósmica: para os estoicos, o universo é um todo vivo, racional e ordenado. Isso corresponde à alternativa A e afasta as descrições atomista, transcendente ou cética das demais opções.
- Se a alternativa mencionar Logos, razão universal imanente e providência cósmica, o eixo é estoico.
- Se a descrição do universo trouxer átomos, vazio e ausência de finalidade divina, o quadro é epicurista, não estoico.
- Afirmações sobre mundo transcendente ou negação da inteligibilidade do Cosmo não combinam com a física estoica, que é imanentista e ordenada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"De onde as coisas tiram a sua origem, daí devem também perecer segundo as suas necessidades; pois elas têm de expiar e ser julgadas pelas suas injustiças de acordo com a ordem do tempo." (Fragmento 1 DK)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo