A Estação Ecológica Raso da Cataria, localizada na Bahia, p...
A Estação Ecológica Raso da Cataria, localizada na Bahia, possui uma área de 104.844,40 hectares e o seu bioma é marcado por uma vegetação arbustiva, incluindo mandacarus, xiquexiques, bromélias e cactos que servem como umas raras fontes de água em determinadas épocas do ano. O bioma encontrado na estação ecológica é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Caatinga.
Tema central da questão: A questão aborda o reconhecimento de biomas brasileiros a partir das suas características de vegetação e clima, um tema recorrente em concursos públicos devido à sua relevância para a conservação ambiental e políticas públicas.
Resumo teórico: Biomas são grandes comunidades ecológicas caracterizadas principalmente pelo tipo de vegetação, clima e fauna associados. O Brasil possui seis biomas principais: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal (IBGE, 2019).
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, localizado principalmente no Nordeste. Possui vegetação arbustiva, xerófila (adaptada à seca), incluindo cactos como mandacarus e xiquexiques, além de bromélias. Essas plantas são fontes importantes de água e alimento na estação seca. O clima é semiárido, com chuvas irregulares e longos períodos de seca.
Justificativa da alternativa correta: O enunciado cita vegetação arbustiva e espécies como mandacaru, xiquexique, bromélias e cactos, todos símbolos da Caatinga. Além disso, a localização na Bahia reforça a identificação do bioma. Portanto, Caatinga é a alternativa correta.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Cerrado: Possui vegetação arbustiva e árvores retorcidas, mas não predominam cactos ou espécies adaptadas à seca intensa como na Caatinga. O Cerrado cobre principalmente o Centro-Oeste.
- B - Pampa: Bioma de gramíneas, campos abertos, sem vegetação xerófita. Restrito ao sul do Brasil (RS).
- D - Savana: Termo genérico e internacional, mas no Brasil, o correspondente é o Cerrado. Não se aplica ao contexto da questão.
- E - Pantanal: Bioma alagado, com vegetação adaptada a inundações, não à seca. Localizado no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Dica de prova: Ao identificar biomas, atenção às espécies vegetais citadas e à localização geográfica. Cactos e mandacaru sempre remetem à Caatinga.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo