De acordo com o que dispõem as Resoluções do CONTRAN acerca ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4373644 Legislação de Trânsito

De acordo com o que dispõem as Resoluções do CONTRAN acerca de débitos vinculados aos veículos, registros eletrônicos de documentos, operações de emplacamento e pagamentos de pedágio, julgue o item a seguir. 


A partir da entrada em vigor do sistema de placas de identificação de veículos (PIV), o DETRAN ficou responsável por promover, até 2030, a substituição dos modelos de placas anteriormente estabelecidos por placas do padrão MERCOSUL em todos os veículos registrados no território nacional. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Não existe nenhuma meta ou prazo estabelecido pelo CONTRAN ou pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que toda a frota brasileira substitua obrigatoriamente as placas cinzas pelo padrão MERCOSUL até o ano de 2030.

Resolução 969/2022 do Contran

Art. 56 do CTB. O sistema de PIV de que trata esta Resolução deve ser implementado pelos órgãos ou

entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal e será exigida no primeiro

emplacamento do veículo.

§ 1º A PIV de que trata o caput também será exigida para os veículos em circulação, nos

seguintes casos:

I - substituição de qualquer das placas em decorrência de:

a) mudança de categoria do veículo; ou

b) furto, extravio, roubo ou dano da placa ou de qualquer dos seus elementos;

II - mudança de Município ou de Unidade da Federação; ou

III - necessidade de instalação da segunda placa traseira de que trata os arts. 4º e 25.

A resolução não taxa uma data para que todos veículos sejam emplacados com PIV.

Gabarito errado

Fundamento legal: art. 2º, § 3º, e art. 57 da Resolução CONTRAN nº 969/2022.

Serviços e Informações do Brasil

+1

A substituição das placas antigas pelo padrão MERCOSUL não é obrigatória para todos os veículos até 2030.

Os veículos que ainda utilizam a placa antiga podem continuar circulando até o sucateamento, sem necessidade de substituição, ressalvadas as situações previstas na regulamentação.

⚠️ Pegadinha de prova: o erro está em afirmar que existe um prazo final de 2030 para a substituição obrigatória de todas as placas.

RUMO À POSSE: PRF

Espero ter ajudado, força e fé ✊

Fonte: Vozes da minha cabeça.

“Tudo posso naquele que me fortalece.” — Filipenses 4:13

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo