Julgue o item subsequente, no que tange ao planejamento estr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4240549 Administração Geral

Julgue o item subsequente, no que tange ao planejamento estratégico em organizações da área educacional.


Para garantir seu sucesso, uma escola deve iniciar a implementação estratégica a partir da estrutura organizacional, ajustando a estratégia aos cargos e funções preexistentes.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Etapas do planejamento, segundo chiavenato:

Formulação de objetivos;

Análise interna;

Análise externa;

Formulação das alternativas; e

Desenvolvimento de planos táticos e operacionais.

GAB ERRADO

No planejamento estratégico, primeiro definem-se a visão, os objetivos e as estratégias. Em seguida, adequa-se ou reorganiza-se a estrutura organizacional (cargos, funções, processos e departamentos) para viabilizar o alcance desses objetivos.

Engessar a estratégia para caber na estrutura atual impede a inovação, a adaptação ao ambiente externo e a eficiência operacional.

...................................................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

VENDO MEUS RESUMOS: (87) 996271319

Errado: a estratégia manda, a estrutura obedece. Adaptar a estratégia à estrututa organizacional limitaria a capacidade lidar com desafios ambientais, assim como limitaria inovações.

ERRADO

Os cargos e funções que devem estar ajustados à estratégia.

Gabarito: Errado

A banca tentou inverter um dos princípios mais clássicos e cobrados da Teoria da Administração e da Gestão Estratégica: o famoso postulado de Alfred Chandler, que estabelece que "a estrutura segue a estratégia" (structure follows strategy).

O erro da assertiva está em afirmar que a escola deve iniciar a implementação ajustando a estratégia aos cargos e funções preexistentes. Na verdade, a lógica correta é exatamente a oposta:

  1. Primeiro, a organização define aonde quer chegar e qual será a sua nova estratégia (os objetivos, o planejamento e os rumos de longo prazo).
  2. Em seguida, a estrutura organizacional (organograma, cargos, processos, departamentos e funções) deve ser desenhada ou modificada para dar suporte a essa estratégia.

Se a instituição tentar espremer uma estratégia nova e inovadora dentro de uma estrutura engessada e antiga, a estratégia fracassará. A estrutura deve servir à estratégia, e não o contrário.

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais [...] porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24:15)

MAPA MENTAL - ESTRUTURA SEgue A ESTRATÉGIA

1. A Máxima de Alfred Chandler

  • O Princípio: A Estrutura segue a Estratégia.
  • O Fluxo Correto: Mudou a estratégia? Logo, a estrutura organizacional precisa ser reconfigurada para viabilizar essa mudança.

2. A Inversão Fatal (O Erro da Banca)

  • O erro comum: Acreditar que a estrutura engessada dita os limites do que a organização pode planejar.
  • A realidade: Estruturas antigas e cargos preexistentes não podem limitar a visão estratégica; quando há uma nova diretriz, os processos e a estrutura é que devem se moldar a ela.

3. No Âmbito Educacional ou Público

  • Ajuste Organizacional: Para implementar um novo projeto pedagógico ou institucional (estratégia), a universidade ou escola cria novas funções, comitês ou redimensiona setores para dar vazão aos objetivos pretendidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo