“Amazônia” é acentuada por uma razão diferente de:
“Amazônia” é acentuada por uma razão diferente de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre a acentuação da palavra “Amazônia” e identificar por que a alternativa correta é a letra C – “Econômica”.
1. Interpretação do tema: A questão aborda a acentuação das palavras, o que se relaciona à ortografia e acentuação gráfica na Língua Portuguesa. A palavra “Amazônia” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo. O que precisamos descobrir é qual das outras palavras não segue a mesma regra de acentuação.
2. Norma gramatical aplicável: Segundo a Gramática Normativa, as paroxítonas são acentuadas quando terminadas em ditongo, como “Amazônia”. As paroxítonas que não são acentuadas seguem outras regras.
3. Análise da alternativa correta: A alternativa C – “Econômica” – é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo. Assim, está alinhada à regra que aplica a acentuação a “Amazônia”.
4. Justificativa das alternativas incorretas:
- A – “Patrimônio”: Também é uma paroxítona com ditongo e recebe acento.
- B – “Sobrevivência”: É acentuada por ser uma paroxítona com ditongo, igual a “Amazônia”.
- D – “Necessário”: Acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo.
- E – “Espécies”: Também é uma paroxítona, mas não termina em ditongo, mas sim em “-ies”, o que faz com que não receba acento.
5. Conclusão: A única palavra que não se encaixa na mesma regra de acentuação que “Amazônia” é a letra C – “Econômica”, pois todas as demais alternativas estão corretas em relação à acentuação. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo