A Administração Científica desenvolveu-se em três fases dist...
Considerando o desenvolvimento histórico da Administração Científica, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era reconhecer, na periodização da Administração Científica, que a 1ª fase se volta ao nível operacional, com salários/incentivos, padronização e organização racional das tarefas. Isso afasta as alternativas que deslocam esses عناصر para fases posteriores e confirma o item D.
- Se a alternativa fala em tarefa, método, tempo, padronização e incentivos salariais, a tendência é estar no núcleo inicial da Administração Científica.
- Se a alternativa menciona empresa como um todo, autoridade, responsabilidade ou hierarquia, confira se não houve troca indevida com a Teoria Clássica.
- Em questões sobre fases, elimine primeiro as opções que deslocam para fases posteriores conteúdos que já aparecem na fase inicial, como tempos e tempos-padrão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com a historiografia clássica da administração (como a de Idalberto Chiavenato), a evolução da Administração Científica pode ser dividida assim:
- 1ª Fase (Foco no Chão de Fábrica): Taylor focou nas técnicas de racionalização do trabalho operário por meio do estudo de tempos e movimentos. O objetivo era eliminar o desperdício e a "vadiagem" dos operários. Para isso, propôs a padronização de tarefas, a introdução de sistemas de administração de tarefas e a revisão do sistema de salários (pagamento por produção). (Confirmando a Alternativa D).
- 2ª Fase (Definição de Princípios): Taylor concluiu que a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada por uma estrutura geral que a sustentasse, formulando seus famosos quatro princípios (Planejamento, Preparo, Controle e Execução).
- 3ª Fase (Consolidação e Críticas): É o período de expansão desses conceitos para além da produção, onde se percebeu que as técnicas precisavam ser diferenciadas dos princípios filosóficos da "Revolução Mental" necessária entre patrões e empregados.
Por que as outras estão incorretas?
- A: A distinção entre princípios e técnicas é mais característica da transição para a segunda e terceira fases, não da primeira.
- B: O estudo sistemático de tempos e movimentos já era o cerne da primeira fase. A segunda fase foi além da técnica, focando nos princípios de gestão.
- C: A visão da "empresa como um todo" é a marca da Teoria Clássica (Henri Fayol), que trabalhava de cima para baixo (da gerência para a execução), enquanto Taylor trabalhava de baixo para cima (da tarefa para a gerência).
- E: A divisão de autoridade e hierarquia formal são pilares da Teoria Clássica e da Burocracia, e não o foco central da segunda fase de Taylor, que focava na cooperação entre gerência e trabalhador.
A resposta correta é a Alternativa D: a primeira fase abordou o problema dos salários, a padronização das tarefas e a introdução de sistemas de administração de tarefas.
Por que a D está correta (Primeira Fase de Taylor):
No início de seus estudos, Frederick Taylor focou no "chão de fábrica". Ele percebeu que o operário produzia menos do que podia e que o sistema de pagamento era ineficiente. Por isso, a primeira fase focou em:
- Pagar melhor quem produz mais (incentivo salarial).
- Analisar cada movimento da tarefa para eliminar desperdícios (padronização).
- Criar uma supervisão funcional para garantir que o método fosse seguido.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
- A e C: Invertem a lógica. A consolidação de princípios gerais e a visão da empresa como um todo (visão sistêmica ou anatômica) pertencem à Teoria Clássica de Fayol, e não necessariamente às fases iniciais da Administração Científica de Taylor.
- B: O estudo do tempo e movimento (tempos-padrão) é o alicerce de Taylor, mas a alternativa tenta isolá-lo na "segunda fase" de forma genérica, enquanto a bibliografia clássica associa a primeira fase justamente ao ataque à vadiagem operária através da padronização e salários.
- E: A divisão formal de autoridade e a consolidação da hierarquia são pilares da Teoria Burocrática de Max Weber e da Teoria Clássica de Fayol, que surgiram para organizar a estrutura, enquanto Taylor (Administração Científica) focava na execução do trabalho.
Na sua prova, lembre-se que o modelo de Administração Burocrática (que veio após a Científica) herdou dessa fase:
- O foco na Eficiência (fazer as coisas do jeito certo).
- A Padronização (normas e regras para tudo, evitando o uso pessoal da máquina pública).
- A Hierarquia rígida.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo