🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é INCORRETO ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3614182 Psicologia
Sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é INCORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: A questão era decidida pela regra do art. 21, § 3º, da LOAS: o desenvolvimento de capacidades cognitivas, motoras ou educacionais e a realização de atividades não remuneradas de habilitação e reabilitação não autorizam suspensão ou cessação do BPC.

Tema central: Regras legais do BPC
Análise das alternativas
A
Errada
Compatível com o critério legal objetivo de renda do art. 20, § 3º, da LOAS.
B
Errada
Está de acordo com a LOAS, que prevê revisão do benefício a cada 2 anos.
C
Errada
Também está de acordo com a LOAS, que exige inscrição no CPF e no Cadastro Único para concessão, manutenção e revisão do BPC.
D
Certa
A alternativa D deve ser assinalada porque afirma como motivo de suspensão ou cessação justamente situações que a LOAS exclui expressamente dessa hipótese. Assim, a redação da letra D contraria a norma legal e é a incorreta da questão.
Pegadinha da questão
Inverter a literalidade do art. 21, § 3º, da LOAS: a lei diz que essas situações não constituem motivo, e a alternativa D afirmou o contrário.
Dica para questões semelhantes
  • Em questões sobre BPC, confira a redação literal das hipóteses legais de suspensão, cessação e revisão.
  • Diferencie revisão periódica do benefício de cancelamento automático.
  • CPF e Cadastro Único são requisitos legais do BPC.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo