Independentemente da região agrícola do País, as pragas que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1027424 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Independentemente da região agrícola do País, as pragas que acometem as culturas surgem em todos os locais, em maiores ou menores graus de incidência. Sua correta identificação fornece subsídios para seu efetivo controle. No que se refere a pragas que atacam a cultura da soja, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o nome da praga às suas características físicas e/ou hábito alimentar.


Coluna 1

1. Nezara viridula.

2. Euschistus heros.

3. Sternechus subsignatus.

4. Piezodorus Guildinii.


Coluna 2

( ) O adulto é de coloração verde, com tamanho de aproximadamente 10 mm, e apresenta uma listra transversal marrom avermelhada na parte dorsal do tórax próxima da cabeça. Estudos recentes sugerem que o percevejo prejudica mais a qualidade das sementes e causa mais retenção foliar à soja do que os demais percevejos.

( ) O adulto é totalmente verde, com tamanho entre 12 e 15 mm, podendo sobreviver por até 70 dias. Os ovos são amarelos e depositados, normalmente, na face inferior das folhas, em massas regulares de 50-100 ovos semelhantes a colmeias. As ninfas apresentam coloração preta e manchas brancas sobre o dorso.

( ) O adulto, que mede aproximadamente 8 mm de comprimento, é preto com listras amarelas, formadas por pequenas escamas, no dorso da cabeça e nos élitros (asas duras). O adulto raspa o caule e desfia os tecidos no local do ataque e é conhecido como tamanduá da soja.

( ) O adulto é marrom-escuro, com dois prolongamentos laterais em forma de espinhos; a longevidade média dos adultos é de 116 dias e, dentre os percevejos mais importantes na cultura da soja, é o menos polífago.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas