Cinco bolinhas iguais estão em uma caixa e cada uma delas co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3878404 Raciocínio Lógico
Cinco bolinhas iguais estão em uma caixa e cada uma delas contém uma letra diferente da sigla ALEGO.

Retirando ao acaso duas bolinhas da caixa em sequência e sem reposição, a probabilidade de que uma bolinha contenha uma vogal e a outra uma consoante é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão boa que estava batendo cabeça .

ALEGO

São 2 eventos : O 1º vir uma vogal e o 2º vir uma consoante .

Logo , tanto faz a ordem em que vai vir :

(V,C) OU (C,V) .

Usando o conceito de probabilidade (o que eu quero sobre o total) fica :

1º caso (Vindo vogal primeiro)

3/5 . 2/4 = Na 1º fração você pode retirar 3 vogais das 5 bolinhas que existem dentro da caixa e na segunda você pode retirar 2consoantes das 4 bolinhas pois 1 já foi retirada (que era a vogal)

Conceito de multiplicação de frações = Numerador com numerador e denominador com denominador = 6/20 .

Simplificando ambos por 2 a fração fica = 3/10

2º caso (Caso a consoante venha primeiro)

2/5 x 3/4= 1º fração você pode retirar 2 consoantes das 5 bolinhas que existem dentro da caixa e na segunda você pode retirar 3 vogais das 4 bolinhas pois 1 já foi retirada (que era a consoante) .

Aplicando o mesmo da multiplicação de frações , fica : 6/20 . Simplificando , fica: 3/10

Pronto ! Esgotamos todas as possibilidades e respeitamos o critério da questão . Agora é só somar :

3/10 + 3/10 = 6/10 . Simplificando ambos por 2 = 3/5

Gabarito letra E de HElicóptero (KKKKKKKKKKKK)

Se a fgv fosse malvada, ela colocaria um 3/10 (tem que fazer as duas possibilidades -1°vogal e 2°consoante e 1°consoante e 2° vogal).

Total de possibilidades sem restrições:

C(5,2) = 5 × 4 / 2 x 1

C(5,2) = 10

Possibilidades com as restrições: ( escolher uma vogal dentre três e escolher uma consoante dentre duas)

C(3,1) x C(2,1) = 3 x 2 = 6.

P = Quero/Total

P = 6/10 = 3/5

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo