Sobre os conceitos contábeis de depreciação, exaustão e amor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3194610 Contabilidade Geral
Sobre os conceitos contábeis de depreciação, exaustão e amortização, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F se falsas.

( ) A amortização refere-se à alocação sistemática do custo de ativos tangíveis ao longo do tempo, enquanto a depreciação se aplica exclusivamente a ativos intangíveis.
( ) A exaustão é um processo de reconhecimento contábil da perda de valor de recursos naturais exploráveis, como jazidas e florestas.
( ) O método das unidades produzidas pode ser utilizado tanto para depreciação de ativos fixos quanto para amortização de ativos intangíveis.
( ) A Lei nº 6.404/1976 prevê que as taxas de depreciação devem ser uniformes para todos os ativos da empresa, independentemente de sua vida útil econômica, obedecendo assim o princípio da igualdade.
( ) No setor público, a NBC TSP 07 estabelece diretrizes específicas para a contabilização da depreciação, incluindo a obrigatoriedade de reconhecimento desse ajuste patrimonial para bens do ativo imobilizado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  1. "A amortização refere-se à alocação sistemática do custo de ativos tangíveis ao longo do tempo, enquanto a depreciação se aplica exclusivamente a ativos intangíveis."
  • Comentário: A amortização é para ativos intangíveis, e a depreciação é para ativos tangíveis. Portanto, essa afirmação está errada.
  • Resultado: Falsa (F).
  1. "A exaustão é um processo de reconhecimento contábil da perda de valor de recursos naturais exploráveis, como jazidas e florestas."
  • Comentário: Correto, a exaustão trata de recursos naturais.
  • Resultado: Verdadeira (V).
  1. "O método das unidades produzidas pode ser utilizado tanto para depreciação de ativos fixos quanto para amortização de ativos intangíveis."
  • Comentário: O método das unidades produzidas é adequado para depreciação de ativos tangíveis, não para amortização de ativos intangíveis.
  • Resultado: Falsa (F).
  1. "A Lei nº 6.404/1976 prevê que as taxas de depreciação devem ser uniformes para todos os ativos da empresa, independentemente de sua vida útil econômica, obedecendo assim o princípio da igualdade."
  • Comentário: A Lei nº 6.404/1976 não estabelece taxas uniformes; as taxas de depreciação devem ser adequadas à vida útil de cada ativo.
  • Resultado: Falsa (F).
  1. "No setor público, a NBC TSP 07 estabelece diretrizes específicas para a contabilização da depreciação, incluindo a obrigatoriedade de reconhecimento desse ajuste patrimonial para bens do ativo imobilizado."
  • Comentário: Correto, a NBC TSP 07 aborda a depreciação no setor público.
  • Resultado: Verdadeira (V).

Portanto, a ordem correta é: F – V – F – F – V.

Gabarito: F - V - F - F -V.

Letra A.

(F ) A amortização refere-se à alocação sistemática do custo de ativos tangíveis ao longo do tempo, enquanto a depreciação se aplica exclusivamente a ativos intangíveis.

( V) A exaustão é um processo de reconhecimento contábil da perda de valor de recursos naturais exploráveis, como jazidas e florestas.

(V ) O método das unidades produzidas pode ser utilizado tanto para depreciação de ativos fixos quanto para amortização de ativos intangíveis.

(F ) A Lei nº 6.404/1976 prevê que as taxas de depreciação devem ser uniformes para todos os ativos da empresa, independentemente de sua vida útil econômica, obedecendo assim o princípio da igualdade.

(V ) No setor público, a NBC TSP 07 estabelece diretrizes específicas para a contabilização da depreciação, incluindo a obrigatoriedade de reconhecimento desse ajuste patrimonial para bens do ativo imobilizado.

Quanto ao item 3!!

Sim, o método das unidades produzidas pode ser utilizado tanto para depreciação de ativos fixos quanto para amortização de ativos intangíveis, embora seja mais comumente aplicado à depreciação de ativos fixos.

No caso da **depreciação** de ativos fixos, o método das unidades produzidas se baseia no uso do bem, ou seja, a depreciação é calculada com base na quantidade de unidades produzidas ou horas de operação de um ativo, ao invés de uma alocação linear ao longo do tempo.

Para **amortização** de ativos intangíveis, o método das unidades produzidas também pode ser adotado, especialmente quando o valor do ativo intangível está diretamente relacionado à quantidade de unidades geradas ou serviços prestados. Por exemplo, a amortização de uma patente pode ser feita de acordo com a produção ou vendas dos produtos que dependem dessa patente.

Portanto, o método pode ser utilizado para ambos, desde que haja uma relação direta entre a utilização do ativo e a geração de valor ou receita.

O valor amortizável de ativo intangível com vida útil definida deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada. A amortização deve ser iniciada a partir do momento em que o ativo estiver disponível para uso, ou seja, quando se encontrar no local e nas condições necessárias para que possa funcionar da maneira pretendida pela administração.

Podem ser utilizados vários métodos de amortização para apropriar de forma sistemática o valor amortizável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem:

  • Método linear, também conhecido como método de linha reta.
  • Método dos saldos decrescentes.
  • Método de unidades produzidas.

A amortização deve normalmente ser reconhecida no resultado. No entanto, por vezes os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são absorvidos para a produção de outros ativos. Nesses casos, a amortização faz parte do custo de outro ativo, devendo ser incluída no seu valor contábil. Por exemplo, a amortização de ativos intangíveis utilizados em processo de produção faz parte do custo de produção desse bem.

Uma empresa de manufatura adquire uma licença de software especializado para operar máquinas industriais. O contrato estabelece que o software pode ser utilizado para produzir até 1.000.000 de peças antes de expirar. O custo da licença foi de R$ 200.000.

O método de unidades produzidas amortiza um ativo com base no seu uso real.

Exemplo: uma licença de software que pode ser usada para produzir um número limitado de peças.

Fórmula: Custo do Ativo ÷ Total de Unidades Produzíveis = Taxa de Amortização por Unidade.

A despesa de amortização varia a cada período, dependendo da produção efetiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo