Um fator determinante na escolha de uma placa-mãe para mont...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1856864 Arquitetura de Computadores
Um fator determinante na escolha de uma placa-mãe para montagem ou manutenção de um computador é o chipset integrado a esta, do qual depende a seleção de componentes compatíveis que serão instalados na placa-mãe. Considere os seguintes componentes. 1. Processador 2. Memória principal 3. Placa de vídeo 4. Interfaces de entrada e saída
Os componentes cujas características ou compatibilidade são definidas pelo chipset da placa-mãe são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - 1, 2, 3 e 4.

O chipset é um componente crítico da placa-mãe que gerencia a comunicação entre o processador, a memória, a placa de vídeo e outras interfaces de entrada e saída. Ele define as características e a compatibilidade de diversos componentes do sistema. Vamos desdobrar a função do chipset em relação a cada componente mencionado:

  • Processador (1): O chipset deve ser compatível com o socket do processador e suportar suas especificações técnicas, como a arquitetura, frequência e TDP (Thermal Design Power).
  • Memória principal (2): O chipset define o tipo de memória (DDR3, DDR4, etc.), as capacidades máximas de armazenamento e velocidade suportadas, além de recursos como dual channel.
  • Placa de vídeo (3): O chipset determina suporte para slots de expansão como PCI Express e a versão compatível, afetando diretamente o desempenho e a compatibilidade com diferentes modelos de placa de vídeo.
  • Interfaces de entrada e saída (4): O chipset influencia o número e o tipo de portas USB, SATA, M.2, entre outras interfaces que serão disponibilizadas na placa-mãe para conexão de periféricos e armazenamento.

Portanto, o chipset é decisivo para a compatibilidade e desempenho de todos esses componentes (1, 2, 3 e 4), o que justifica a escolha da alternativa E como correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Atualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais, conhecidos como North Bridge e South Bridge. O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge.

O South Bridge (Ponte Sul) que controla as interfaces IDE, USB. No South Bridge também está a conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.

**O Chipset é um dos principais componentes de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. 

Um fator determinante na escolha de uma placa-mãe para montagem ou manutenção de um computador é o chipset integrado a esta, do qual depende a seleção de componentes compatíveis que serão instalados na placa-mãe. 

 O chipset, ahhhh, o chiptset. Ele pode ser um "amorzinho", como pode ser "durão". Ele é um "amorzinho" quando permite quem pode acessar e se conectar com a placa mãe. Ele é "durão" quando fecha a porta na cara de quem não pode acessar e se conectar com a placa-mãe.

 

Esta é uma das funções do chipset, determinar quais os periféricos/componentes são compatíveis com a placa-mãe. Não é que o chipset seja, de fato, "durão" e de "coração peludo", ele, na verdade, nos ajuda a não comprar periféricos/componentes que não seja necessário para a máquina que estamos montando.

 

Os chipsets determinam a compatibilidade do processador, placa-mãe, barramentos e periféricos que são compatíveis com a sua placa-mãe.

 

Por exemplo, quero colocar um processador da Intel de 8ª geração, hoje estamos na 11ª, será que o processador mais antigo é compatível com a placa-mãe que tenho? Se for, está tudo certo e segue a vida, se não for, você nem gasta dinheiro com isso.

 

A mesma situação se dá com a memória RAM, colocar DDR3 ou DDR4, talvez até mesmo DDR5? Quando surgir a dúvida, quem irá tirá-la para nós? Os chipsets.

 

O chipset trabalha como um centro de controle de tráfego e comunicação com a placa-mãe e é ele quem determina quais os componentes compatíveis com a placa-mãe, por exemplo, processador, memória RAM, placas gráficas, periféricos.

 Feita essa breve introdução, vamos observar os componentes abaixo.

 

Considere os seguintes componentes.

 

1. Processador

 Os chipsets, de fato, especificam se um processador é compatível ou não com a placa-mãe.

 2. Memória principal

O termo memória principal, por muitas vezes se confunde com o termo memória RAM e são os chipsets que nos dizem qual tipo de memória nossa placa-mãe suporta.

 

3. Placa de vídeo

 Para conectar uma placa de vídeo necessitamos de um barramento que permita a instalação de componentes gráficos. Para conectar esse componente à nossa placa-mãe, precisamos perguntar ao chipset se o barramento é compatível ou não com nossa placa.

 

4. Interfaces de entrada e saída

Interfaces de entrada e saídas, também podemos chamar de dispositivos de entrada e saída, tais como mouse, teclado, impressoras, dentre outros.

 

Esses periféricos são conectados, atualmente, por meio de uma porta USB. E adivinha só quem determina se essa porta é compatível com nossa placa-mãe? Isso mesmo, o chipset.

Portanto, dos quatro componentes apresentados acima, todos eles têm sua compatibilidade definida por meio do chipset.

 

Os componentes cujas características ou compatibilidade são definidas pelo chipset da placa-mãe são:

e) 1, 2, 3 e 4.

 

Gabarito: Letra E

FONTE: TECCONCURSOS

discordo desse gabarito aii, mas tudo bem neh

GAB LETRA E

Os componentes cujas características ou compatibilidade são definidas pelo chipset da placa-mãe incluem:

1. Processador: O chipset determina quais modelos de processador (CPU) são compatíveis com a placa-mãe, estabelecendo uma limitação no tipo de soquete e na geração de processadores suportados.

2. Memória principal: O chipset define o tipo de memória RAM (DDR3, DDR4, DDR5), a capacidade máxima suportada, a quantidade de slots de RAM e a frequência máxima com que a memória pode operar.

3. Placa de vídeo: O chipset também influencia a compatibilidade com a placa de vídeo, definindo o tipo e a quantidade de slots PCIe (PCI Express), além da versão suportada (como PCIe 3.0, 4.0 ou 5.0), que impacta a largura de banda disponível para as placas de vídeo e outros dispositivos de expansão.

4. Interfaces de entrada e saída: O chipset determina as interfaces e conexões suportadas, como portas USB, SATA, HDMI, Ethernet, entre outras, e suas versões e velocidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo