Assinale a alternativa que apresenta o principal motivo par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3365860 Radiologia
Assinale a alternativa que apresenta o principal motivo para a utilização de écrans intensificadores de imagens.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Reduzir a dose de radiação do paciente.

Tema central da questão:

Esta questão aborda o papel dos écrans intensificadores de imagens nos equipamentos radiológicos, um assunto fundamental para quem atua ou pretende atuar em radiologia. Écrans são dispositivos que convertem a radiação X em luz visível, tornando possível a formação da imagem no filme radiográfico com menos exposição do paciente à radiação.

Resumo teórico:

O écran intensificador é uma tela revestida com materiais fluorescentes (como tungstato de cálcio ou terras raras) que, ao serem atingidos pelos raios X, emitem luz. Essa luz é mais eficiente para impressionar o filme radiográfico do que os próprios raios X. Assim, é possível obter imagens de qualidade com menor dose de radiação ao paciente.

Fontes recomendadas: Manual de Proteção Radiológica da ANVISA e Bontrager – Tratado de Técnica Radiológica.

Justificativa da alternativa correta (C):

O principal motivo para o uso dos écrans é diminuir a dose de radiação recebida pelo paciente. Como o écran transforma raios X em luz, o filme é sensibilizado mais rapidamente, exigindo menos radiação para a formação da imagem. Isso é essencial para a segurança do paciente e está em consonância com o princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable), que recomenda a menor exposição possível à radiação.

Análise das alternativas incorretas:

A - Aumentar detalhes anatômicos do paciente: Incorreto. O écran pode, inclusive, reduzir a nitidez da imagem em comparação ao filme simples, pois a luz emitida pode se dispersar.

B - Economizar filmes radiológicos: Incorreto. O écran não reduz o consumo de filmes, mas sim a quantidade de radiação necessária.

D - Possibilitar a gravação de informações dinâmicas: Incorreto. O écran é utilizado em radiografias estáticas, não em exames dinâmicos como a fluoroscopia.

E - Diminuir a dose de radiação do técnico: Incorreto. O principal objetivo é proteger o paciente, não o técnico (embora uma menor dose geral traga benefícios indiretos a todos).

Dica de interpretação:

Quando a questão pede o “principal motivo”, foque no benefício central e mais relevante do dispositivo na prática clínica, desconsiderando vantagens secundárias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo