Educação em saúde é um campo de disputas de projetos de soc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2248236 Saúde Pública
Educação em saúde é um campo de disputas de projetos de sociedade e de visões de mundo que se atualizam nas formas de conceber e de organizar os discursos e as práticas relativas à educação no campo da saúde. Para se compreender essas disputas, faz-se necessário analisar as concepções de educação, de saúde e de sociedade a elas subjacentes.
Dadas as afirmativas sobre as concepções de saúde e de educação, subjacentes à educação em saúde,
I. A forma histórica hegemônica com que o trabalho em saúde tem se estruturado assume a forma médico-centrada, que se caracteriza pela hierarquização e pela divisão intelectual e social do trabalho em saúde.
II. Deve-se evitar a visão racionalista que enxerga o professor como um transmissor de informações e o aluno como um receptor passivo de informações, assim como o profissional da saúde um operador de condutas em um “corpo doente” apassivado.
III. A educação sanitária se desenvolveu no Brasil de forma massiva, contemplando as dimensões histórico-sociais do processo saúde/doença.
IV. O “conceito ampliado” de saúde diz respeito ao conceito de saúde como ausência de doença.
V. Atualmente a visão do Sistema Único de Saúde – SUS enxerga os conceitos de saúde e de direito social como indissociáveis.
verifica-se que estão corretas 
Alternativas