A frase que está de acordo com as regras da regência nomina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186180 Português
A frase que está de acordo com as regras da regência nominal é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Regência nominal. O assunto trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos, sempre intermediada por preposição adequada, observando as exigências da norma-padrão.

Alternativa correta: B) “Esta prática não é compatível com sua formação”.

Justificativa: O adjetivo "compatível" exige a preposição “com” para ligar ao seu complemento, conforme previsto nas gramáticas de referência, como Pasquale Cipro Neto e Bechara. Exemplo: “Seu comportamento é compatível com os princípios éticos”. Portanto, a frase está rigorosamente correta segundo a norma culta.

Análise das alternativas incorretas:

A) “Ele esteve alheio ao seu comentário”.
O adjetivo alheio exige a preposição “a” (alheio a). Neste caso, a forma “ao” é a contração de “a” + “o”, que está correta gramaticalmente. Porém, o gabarito indica outra opção como correta provavelmente por considerar maior naturalidade ou adequação semântica do uso em contexto, mas do ponto de vista exclusivo da regência nominal, esta frase não apresenta erro clássico.

C) “Tal atitude é curiosa a observar”.
O adjetivo curioso se constrói normalmente com as preposições “de” ou “por”: “curiosa de observar” ou “curiosa por observar”. Usar “a observar” fere a regência normativa, tornando a frase incorreta.

D) “O morador tinha horror de rato”.
O substantivo horror exige a preposição “a”: “horror a rato”. A expressão “horror de rato” não é aceita pela norma culta (Gramática de Cunha & Cintra).

Orientação para provas: Sempre associe os adjetivos/substantivos a suas preposições corretas – personalize sua preparação criando listas ou fichas rápidas de regência nominal. Essa técnica reduz o risco de errar em pegadinhas e expressões “falsas corretas”.

Resumo da regra: Regência nominal estabelece qual preposição os nomes exigem. Consultar gramáticas modernas, como a de Bechara, ajuda a automatizar esse conhecimento essencial para concursos!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A regência nominal trata da relação entre os substantivos (ou pronomes) e os termos que os acompanham, como adjetivos, preposições e outros. Na alternativa B, o adjetivo "compatível" está adequado à regência nominal, pois o substantivo "formação" exige a preposição "com" para estabelecer a relação correta entre eles.

  • Na alternativa A: "Ele esteve alheio ao seu comentário", o termo "alheio" está adequado à regência verbal, que trata da relação entre os verbos e os complementos que os seguem. Portanto, não é uma questão de regência nominal.
  • Na alternativa C: "Tal atitude é curiosa a observar", o termo "curiosa" está corretamente flexionado em relação ao substantivo "atitude". No entanto, a expressão "a observar" não está adequada à regência nominal. Seria mais adequado utilizar "para observar".
  • Na alternativa D: "O morador tinha horror de rato", o termo "horror" está corretamente regido pela preposição "de". Portanto, também não se trata de um caso de regência nominal.

B

A alternativa correta é:

A. "Ele esteve alheio ao seu comentário".

Essa frase está de acordo com as regras de regência nominal, pois o adjetivo "alheio" exige a preposição "a". Portanto, "alheio ao" está corretamente empregado.

Vamos analisar as outras alternativas:

B. "Esta prática não é compatível com sua formação".

Correto: "compatível" exige a preposição "com", então esta alternativa também está correta.

C. "Tal atitude é curiosa a observar".

Incorreto: O adjetivo "curiosa" não exige preposição "a". A forma correta seria "curiosa de observar" ou reestruturar a frase.

D. "O morador tinha horror de rato".

Incorreto: O substantivo "horror" exige a preposição "a". A forma correta seria "horror a rato".

Portanto, tanto A quanto B estão corretas, mas a frase A se destaca por seguir claramente as regras de regência nominal.

Fonte: GPTChat

A alternativa correta é a B) "Esta prática não é compatível com sua formação".

Vamos analisar cada alternativa:

  • A) "Ele esteve alheio ao seu comentário". A regência nominal do adjetivo "alheio" exige a preposição "a". A frase está correta.
  • B) "Esta prática não é compatível com sua formação". O adjetivo "compatível" exige a preposição "com". A frase está correta.
  • C) "Tal atitude é curiosa a observar". O adjetivo "curioso" exige a preposição "de" para indicar o objeto que se observa. A frase está incorreta.
  • D) "O morador tinha horror de rato". O substantivo "horror" exige a preposição "a". A frase está incorreta.

Atenção: tanto a alternativa A quanto a alternativa B estão corretas.

Questão deveria ter sido anulada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo