“No Brasil, as propostas de regionalização visando ao levant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3662132 Geografia
“No Brasil, as propostas de regionalização visando ao levantamento de informações do território para fins de planejamento tiveram início na década de 1940, com o IBGE. No ano de 1941, o IBGE elaborou proposta de regionalização baseada nas características fisiográficas do território nacional e respeitando as fronteiras administrativas estaduais. Na primeira regionalização, foram propostas cinco divisões, as regiões Norte, Nordeste, Sul, Leste e Centro-Oeste. Já em 1969, há revisão desta proposta, resultando na atual regionalização do Brasil (atualizada posteriormente devido a criação de novos estados).” 


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/170828_territorios_em_numeros_1_cap06.pdf Acesso em: 27/02/2025.

Sobre as propostas de regionalização do Brasil, julgue as afirmações a seguir:
I. A divisão do Brasil em “complexos regionais” surge a partir das criticas à regionalização feita pelo IBGE, que não considerava as articulações interregionais.
II. Outra crítica existente contra a regionalização do IBGE fundamentou-se na desconsideração da formação social das diferentes regiões.
III. A regionalização do Brasil em “regiões geoeconômicas” respeita os limites político-administrativos dos estados nacionais.
IV. As primeiras divisões e regionalizações do Brasil tiveram pouca importância na criação de superintendências de desenvolvimento regional como a SUDENE e a SUDAM.


Assinale a alternativa que apresente APENAS as informações corretas.
Alternativas