Paciente, 55 anos, chegou ao pronto-socorro com queixa de do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080075 Medicina
Paciente, 55 anos, chegou ao pronto-socorro com queixa de dor torácica súbita e extremamente intensa, descrita como uma sensação de “rasgo” ou “desgaste” que irradiava para as costas. A dor teve início abrupto e foi acompanhada de uma sensação de pavor iminente. A paciente também relatou sensação de fraqueza nas pernas e dificuldade para respirar. Ao exame físico, apresentava-se pálida, diaforética e em evidente angústia. A pressão arterial estava muito elevada e havia uma diferença significativa entre os braços, com pressão mais alta no braço direito. A frequência cardíaca estava acelerada, apresentando taquicardia. À ausculta cardíaca revelou um sopro diastólico na borda esternal direita. Os exames laboratoriais iniciais não mostraram alterações significativas, mas o Eletrocardiograma (ECG) estava normal, sem sinais de infarto agudo do miocárdio. A radiografia de tórax revelou um mediastino alargado. Diante da suspeita clínica, foi realizado um exame de Tomografia Computadorizada (TC) do tórax com contraste. Diante do quadro clínico exposto, qual a possível suspeita clínica do médico assistente que encaminhou essa paciente para realizar a TC do tórax com contraste? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é B - Dissecção aórtica.

Tema central da questão: A questão aborda o diagnóstico diferencial de um quadro agudo de dor torácica, que é um tema importante em cardiologia e emergências médicas. Para resolver a questão, é necessário entender as características típicas de algumas condições médicas graves que causam dor no peito, como dissecção aórtica, pericardite, tromboembolismo pulmonar e síndrome isquêmica miocárdica.

Justificativa da alternativa correta: A dissecção aórtica é uma emergência cardiovascular grave caracterizada por uma laceração na camada interna da aorta, que permite a entrada de sangue na parede do vaso, formando um falso lúmen. Os sinais e sintomas descritos no enunciado, como a dor torácica súbita e intensa com irradiação para as costas, pressão arterial elevada com diferença entre os braços, taquicardia, e o mediastino alargado na radiografia de tórax, são características clássicas de dissecção aórtica. A Tomografia Computadorizada (TC) com contraste é frequentemente utilizada para confirmar o diagnóstico.

Exame das alternativas incorretas:

A - Pericardite: A pericardite geralmente causa dor torácica, mas esta dor é tipicamente pleurítica (pior ao respirar ou deitar) e não é descrita como uma sensação de "rasgo". Além disso, a pericardite não costuma causar diferença de pressão arterial entre os braços nem mediastino alargado na radiografia.

C - Tromboembolismo pulmonar: O tromboembolismo pulmonar pode causar dor torácica e dificuldade para respirar, mas a dor não costuma ser descrita como em "rasgo" e geralmente não há diferença de pressão arterial entre os braços. Tipicamente, o tromboembolismo se manifesta com taquipneia, hipoxemia e, eventualmente, sinais de sobrecarga do ventrículo direito no ECG.

D - Síndrome isquêmica miocárdica: Embora a síndrome isquêmica miocárdica (como o infarto do miocárdio) cause dor torácica, a descrição da dor como um "rasgo" e a presença de mediastino alargado não são características típicas dessa condição. Além disso, o ECG normal sem sinais de infarto afasta essa hipótese.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo