Com base apenas na emissão de gases do efeito estufa, consid...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
A questão propõe analisar se a energia hidrelétrica pode ser considerada uma fonte de energia completamente limpa com base apenas na emissão de gases do efeito estufa. Para responder a essa pergunta, é importante compreender o conceito de fontes de energia limpa e suas implicações ambientais.
Energia limpa é aquela que causa um impacto ambiental reduzido, especialmente em relação a emissões de poluentes ou gases de efeito estufa. A energia hidrelétrica é frequentemente considerada uma fonte limpa porque, durante a geração de eletricidade, ela não emite gases de efeito estufa em grande quantidade, como o CO2, que é um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global.
No entanto, considerar a geração de energia hidrelétrica como completamente limpa é um equívoco. A construção e operação de usinas hidrelétricas podem levar a impactos ambientais significativos, como o desmatamento e a decomposição de matéria orgânica inundada, que libera metano (CH4), um gás de efeito estufa ainda mais potente que o CO2. Além disso, a criação de grandes reservatórios pode afetar ecossistemas, deslocar populações e alterar regimes hídricos.
Portanto, embora a emissão de CO2 durante a operação seja baixa, não podemos afirmar que a energia hidrelétrica é completamente limpa quando consideramos todos os impactos ambientais envolvidos. Isso justifica a alternativa correta como errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Represas de usinas hidroelétricas produzem quantidades significativas de dióxido de carbono e metano.
ERRADA.
Quando consolida represas para construção de usinas hidrelétricas, a região de mata será inundada. Essa região debaixo d'água será decomposta, gerando principalmente metano, um gás-estufa.
Caro Diego, não existe questão "dada" em concursos. Acertamos mais questões e aumentamos nossos rendimentos à medida que lemos a teoria, elaboramos resumos, fazemos revisões, resolvendo questões entre estes ciclos e muitos simulados. Fazendo isso, continuamente, questões que no início pareciam ter um nível de dificuldade alto se tornam medianas e as medianas se tornam as "fáceis". Espero que você já tenha passado em algum concurso e esteja aqui só brincando com as questões "dadas". Acho que este comentário não é saudável por comprometer a motivação de iniciantes. Deveríamos ter um pouco mais de bom senso nestes comentários. Fica a dica!
O Brasil orgulha-se de ter usinas hidrelétricas como principal matriz energética por serem “fontes limpas”, de baixo impacto ao meio ambiente. Mas esse traço nacional está sendo questionado. Hidrelétricas instaladas ou previstas para serem construídas na Amazônia podem ser tão ou mais poluentes que usinas termelétricas. Dezoito novos reservatórios poderão emitir, em cem anos, até 21 milhões toneladas de metano (CH) e 310 milhões de dióxido de carbono (CO) – dois dos principais gases de efeito estufa, responsável pelo aquecimento do planeta. Como o metano é 32 vezes mais potente no efeito estufa que o gás carbônico, o montante de emissões pode chegar a até 982 milhões de toneladas de “gás carbônico equivalente”. Em cenário mais otimista, o valor é de 369 milhões de toneladas.
Ao se construir uma usina, é obrigatória a retirada da vegetação da área a ser inundada, mas a decomposição da matéria orgânica (biomassa) que sobra do corte das árvores e do carbono presente no solo ocasiona a formação de gás carbônico e metano. Além disso, o rio continuará trazendo sedimentos e matéria orgânica para o reservatório. “A produção desses gases torna-se mais intensa na Amazônia devido à presença abundante de matéria orgânica e da alta temperatura, que favorece a decomposição”, afirma Barros. O metano é formado em zonas sem oxigênio, geralmente áreas mais profundas do reservatório, por bactérias produtoras do gás, as chamadas metanogênicas.
A sugestão dos autores é adotar reservatórios com alta densidade energética – com alto potencial de produzir energia em menor área alagada – para reduzir a emissão de gases de efeito estufa - utilizam predominantemente a correnteza para gerar energia e assim estocam menos volume líquido.
Fonte: https://www2.ufjf.br/noticias/2016/01/28/hidreletricas-na-amazonia-podem-emitir-mais-gases-de-efeito-estufa-que-usinas-a-carvao-oleo-e-gas/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo