Considerando a rede de serviços e a responsabilidade da UBS...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3792321 Medicina
Considerando a rede de serviços e a responsabilidade da UBS sobre uma população adscrita, o papel do médico de família inclui articular percursos assistenciais sem perder a referência do cuidado. Assinale a alternativa que descreve adequadamente a coordenação do cuidado na APS:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: Portaria GM/MS nº 2.436/2017 (PNAB), Anexo XXII da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2/2017: “Responsabilizar-se pela população adscrita mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando necessita de atenção em outros pontos de atenção do sistema de saúde; [...] estabelecer e adotar mecanismos de encaminhamento responsável pelas equipes que atuam na Atenção Básica de acordo com as necessidades de saúde das pessoas, mantendo a vinculação e coordenação do cuidado;”. Como o enunciado trata da coordenação do cuidado pela UBS sobre população adscrita, a consequência jurídica é reconhecer como correta a alternativa que descreve o médico de família definindo a necessidade de encaminhamento e articulando ofertas entre serviços sem perder a referência do cuidado.

Tema central: Coordenação do cuidado na APS
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque nega o dever normativo de a UBS manter a coordenação do cuidado da população adscrita mesmo após encaminhamento. Encaminhar caso complexo não autoriza descontinuar o seguimento na APS.
B
Errada
Está errada porque reduz a coordenação do cuidado a mera autorização de procedimento e desconsidera a lógica de encaminhamento responsável e de fluxos e contrafluxos na rede. A PNAB exige articulação assistencial com manutenção da vinculação, não autorização descontextualizada e sem contrarreferência.
C
Errada
Está errada porque separa vigilância em saúde da clínica individual, quando a APS opera de forma integrada sobre necessidades individuais e coletivas. A coordenação do cuidado não admite essa cisão entre dimensão sanitária e assistencial.
D
Errada
Está errada porque propõe ampliar rastreios independentemente do contexto, o que não define coordenação do cuidado na PNAB. O critério normativo é necessidade de saúde da pessoa e articulação de ofertas conforme o contexto, e não aumento indiscriminado de diagnósticos.
E
Certa
A alternativa E coincide com o núcleo normativo da PNAB: a APS/AB deve manter a responsabilidade pela população adscrita, realizar encaminhamento responsável conforme as necessidades de saúde da pessoa e preservar a vinculação e a coordenação do cuidado mesmo quando o usuário acessa outros pontos da rede. Por isso, está correta a descrição do médico de família que avalia a necessidade de encaminhamento e articula os serviços conforme o contexto do paciente.
Pegadinha da questão
A banca explorou a confusão entre encaminhar e transferir integralmente a responsabilidade assistencial, quando a PNAB impõe encaminhamento responsável com manutenção da vinculação e da coordenação do cuidado pela APS.
Dica para questões semelhantes
  • Em APS, encaminhamento não extingue a responsabilidade da UBS pela população adscrita.
  • Procure a alternativa que una necessidade de saúde, articulação na rede e manutenção do vínculo do cuidado.
  • Desconfie de opções que tratem coordenação do cuidado como ato apenas burocrático, como autorizar procedimento.
  • Afaste alternativas que fragmentem clínica e vigilância ou proponham condutas sem considerar o contexto do paciente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo