O vetor Aedes aegypti pode se infectar com o vírus causador ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185611 Enfermagem
O vetor Aedes aegypti pode se infectar com o vírus causador da chikungunya ao picar uma pessoa infectada no período virêmico, dando início ao período de infecção extrínseco (PIE). Esse período corresponde ao tempo decorrido desde a ingestão de sangue humano virêmico, pelo mosquito suscetível, até o surgimento do vírus na saliva do inseto. Ocorrendo a infecção do vetor pelo vírus causador da chikungunya, ele permanece capaz de transmitir esse vírus ao homem até o final de sua vida. Nesse contexto, após o PIE, o Aedes aegypti poderá transmitir a chikungunya ao homem por um período que pode variar de 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - seis a oito semanas.

Justificativa da Alternativa Correta:

A questão aborda o período de infecção extrínseco (PIE) do mosquito Aedes aegypti em relação ao vírus da chikungunya. Após o PIE, o mosquito infectado com o vírus da chikungunya pode transmitir a doença pelo resto da sua vida. O tempo de vida do Aedes aegypti varia em torno de seis a oito semanas em condições naturais. Portanto, uma vez que o mosquito fica infectado, ele pode transmitir o vírus da chikungunya por todo esse período de vida, até a sua morte.

Explicação das Alternativas Incorretas:

A - um a três dias: Essa alternativa é incorreta porque o período de transmissão pelo Aedes aegypti não é tão curto. O PIE leva alguns dias para completar, e o mosquito sobrevive por várias semanas, não apenas dias.

B - quatro a dez dias: Embora o período de incubação extrínseco (PIE) do vírus da chikungunya dentro do mosquito seja de cerca de 4 a 10 dias, essa alternativa está incorreta porque se refere ao tempo que o mosquito leva para iniciar a transmissão, e não ao período total em que ele é capaz de transmitir a doença.

C - cinco a sete semanas: Embora essa alternativa esteja próxima do período correto de seis a oito semanas, ela ainda não abrange completamente o tempo de vida potencial do mosquito Aedes aegypti. Portanto, é incorreta.

Contexto Adicional:

O Aedes aegypti é um vetor importante de várias doenças virais, incluindo dengue, zika e chikungunya. A chikungunya é uma doença viral caracterizada por febre alta e dores articulares severas. A compreensão do ciclo de vida do vetor e do período de infecção extrínseco é crucial para o controle e prevenção dessas doenças.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O processo de transmissão das arboviroses compreende um período de incubação intrínseco (PII), que ocorre no ser vivo, e um período de incubação extrínseco (PIE), que acontece no vetor. O período de incubação intrínseco do vírus chikungunya pode variar de 1 a 12 dias. O período de viremia no homem pode perdura por até 10 dias e, geralmente, inicia-se dois dias antes do aparecimento dos sintomas. Após o PIE, o mosquito permanece infectante até o final da sua vida (6 a 8 semanas), sendo capaz de transmitir o vírus para o homem.

Pra quem aprendeu,por maioria das fontes, que o Aedes aegypti vive de 30 a 45 dias,se torna impossível chegar à esse gabarito.

Talvez depois que o mosquito morra, alguém poderá pisar e se infectar, só pode...

Passível de anulação.

O vetor Aedes aegypti pode se infectar ao picar uma pessoa infectada no período virêmico, dando início ao PIE. Esse período corresponde ao tempo decorrido desde a ingestão de sangue virêmico, pelo mosquito suscetível, até o surgimento do vírus na saliva do inseto (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2009). Em relação ao DENV e ao ZIKV, o PIE varia de 8 a 14 dias; para o CHIKV, o período é menor, de 3 a 7 dias. O período de incubação é influenciado por fatores ambientais, especialmente a temperatura. Após o PIE, o mosquito permanece infectante até o final da sua vida (seis a oito semanas), sendo capaz de transmitir o vírus para o homem (PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION, 2017)

mas nos livros, consta que o mosquito vive de 30 a 40 de dias Segundo o manual do MS:No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes. Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.

passível de anulação, pois a pergunta refere-se ao mosquito picando a pessoa contaminada, ou seja, não nasceu contaminado, então o mosquito nasceu ficou umas 24 horas, se acasolou, sai para se alimentar, mais 24 horas, se alimentou de uma pessoa contaminada, se escondeu por 48 horas para maturação dos ovos, mais 1 a 5 dias, para entrar um estado virêmico, só neste tempo já se foi 5 a 9 dias, conforme a manual do ministério da saúde o Aedes Aegypti vive 35 dias menos 9 dias, da 26 dias, ou seja 3 a 4 semanas .

Mesmo se nascesse com o vírus, daria 5 semanas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo