Em pedidos de exames médicos, rotineiramente, a avaliação d...
I. Pacientes com insuficiência renal desenvolvem quadros de anemia por deficiência de produção do hormônio renina. A anemia nestes pacientes é caracterizada como normocítica, normocrômica, sem pecilocitose significativa e instalando-se por falta de estímulo.
II. A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu anemia em adultos como um nível de hemoglobina < 13 g/dL em homens (hematócrito [Hct] em torno de 39%) e < 12 g/dL em mulheres (Hct em torno de 36%).