A Constituição de 1988 criou uma nova matriz para a assistên...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: MPE-AL Prova: FGV - 2018 - MPE-AL - Assistente Social |
Q914656 Serviço Social
ATENÇÃO: A QUESTÃO A SEGUIR DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO FRAGMENTO A SEGUIR.
A Constituição Federal de 1988 incluiu a Assistência Social no bojo da Seguridade Social. Um dos documentos propostos, que contou com grande protagonismo dos assistentes sociais, foi a Lei Orgânica da Assistência (LOAS).
A Constituição de 1988 criou uma nova matriz para a assistência social, que permitiu sua passagem para um novo campo. Assinale a opção que indica esse novo campo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - A universalização dos acessos.

Para compreender melhor a questão, é importante saber que a Constituição Federal de 1988 trouxe significativas mudanças para o sistema de Assistência Social no Brasil. Antes, a assistência social era vista como um favor ou uma atividade filantrópica. Com a nova Constituição, ela foi incluída no âmbito da Seguridade Social, ao lado da previdência e da saúde, sendo tratada como um direito social e um dever do Estado.

A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), instituída em 1993, foi um marco nesse processo, consolidando essa perspectiva de assistência como direito e não como caridade. Isso significa que a assistência social deve ser garantida a todos os cidadãos que dela necessitem, sem discriminação, promovendo a dignidade humana e a inclusão social.

Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa B - A universalização dos acessos está correta porque a Constituição de 1988 e a LOAS estabeleceram que a assistência social deve ser oferecida de maneira universal, garantindo acesso a todos que dela necessitem, independentemente de contribuições anteriores. Essa mudança trouxe uma nova perspectiva, que é a garantia de direitos sociais básicos a toda a população.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A focalização dos serviços: Esta alternativa sugere uma abordagem mais restritiva, em que os serviços são concentrados em certos grupos. No entanto, a abordagem da assistência social pós-1988 busca a universalização e não a focalização.

C - A exclusão social: Ao contrário do que sugere a alternativa, o objetivo da assistência social é combater a exclusão social, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.

D - A centralidade na família: Embora a família seja um foco das políticas de assistência social, a questão central da mudança após 1988 foi a universalização dos direitos, e não a centralização na família.

E - A filantropização: A assistência social pós-1988 se afastou da concepção de filantropia (que é baseada em caridade) para uma abordagem baseada em direitos. Portanto, esta alternativa está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

Para esclarecer uma possível dúvida em relação a letra D, vale lembrar que somente a PNAS/2004, vem acrescentar, em uma de suas 04 diretrizes, a centralidade da família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

 

Gabarito- B         ( UNIVERSALIZAÇÃO DOS ACESSOS )

gabarito b, não A


Aqui o examinador queria saber sobre as respectivas datas das normativas (loas, suas, pnas, nobsuas....) tendo seu conteúdo como isca.

para todos aqueles que dela necessitarem

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo