Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colo...
Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir de meados do século XX que políticas públicas foram lançadas com o objetivo de ocupar extensas áreas do território nacional com população rarefeita, como seria o caso do Centro‐Oeste. É nessa perspectiva que se entende, por exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno inscreve‐se nesse esforço de interiorização do desenvolvimento nacional, tendo Brasília como polo desse processo.
A partir dessas considerações gerais e iniciais, julgue o item subsequente.
A Ride foi criada com o objetivo de articular ações
administrativas do governo federal, dos estados de
Minas Gerais e Goiás e do Distrito Federal, além dos
municípios que a compõem.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Tema central da questão: O foco aqui é a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno e sua função de articular ações administrativas entre o governo federal, estados e municípios da região.
Resumo teórico: A integração econômica e administrativa entre o Distrito Federal e municípios vizinhos é fundamental para organizar o espaço urbano, social e econômico da região. Para isso, foi criada a RIDE do Distrito Federal e Entorno em 1998 pela Lei Complementar nº 94/1998.
O objetivo principal da RIDE é articular políticas públicas e ações administrativas entre o Distrito Federal, partes dos estados de Goiás e Minas Gerais e municípios incluídos nessa área. Isso favorece o planejamento integrado em áreas como infraestrutura, transportes, saúde, educação e moradia — temas muito presentes em provas de concurso sobre a região.
Justificativa da alternativa correta: A afirmação está correta porque descreve exatamente a função da RIDE: promover a articulação de ações administrativas entre diferentes entes federativos (governos federal, estaduais e municipais) para garantir o desenvolvimento regional equilibrado. Conforme a Lei Complementar nº 94/1998, a RIDE visa a integração das políticas públicas nessa região estratégica para o país.
Estratégias de interpretação: Repare que o enunciado traz palavras como “articular ações administrativas” e cita explicitamente todos os entes envolvidos. Evite se confundir, pois a menção a vários níveis de governo é típica da RIDE. Atenção: quando o enunciado destaca integração entre DF, estados e municípios do entorno, pense em RIDE.
Dica extra: Pegadinhas comuns envolvem confundir a RIDE com outras regiões administrativas ou funções do Distrito Federal. Foque no conceito de integração entre várias esferas para responder questões desse tipo com segurança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional. Enquanto institucionalidade legalmente constituída, a RIDE tem prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos que estejam de acordo com os interesses consensuados entre os entes.
Professor Klaus Kaysenberg
Minha contribuição.
RIDE-DF: Foi criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE/DF. O Decreto nº 7.469, de 4 de maio de 2011, regulamentou a LC nº 94, de 19 de fevereiro de 1998.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
Questão correta, porém mal formulada.
"dos estados de Minas Gerais e Goiás e do Distrito Federal, além dos municípios que a compõem."
Não são todos os municípios que compõe a RIDE-DF. O correto seria citar a quantidade de municípios que compõe de ambos os estados.
QUESTÃO CORRETA
Lembre-se q o COARIDE possui representantes da UNIÃO, ESTADOS/DF e MUNICÍPIOS.
Assim, pode-se deduzir esse objetivo.
DF+MG+GO além dos municípios que a compõem...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo