A energia de ionização é a energia mínima necessária
para retirar um elétron de um átomo na fase gasosa.
As primeiras energias de ionização em kJ/mol de elementos químicos do terceiro período são mostradas
a seguir.
A partir da análise dos dados, é possível afirmar que
a primeira energia de ionização do