Quando ocorre uma reação química, as ligações no interior da...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2045879 Sistemas de Gás
Quando ocorre uma reação química, as ligações no interior das moléculas dos reagentes são quebradas, e os átomos e os elétrons são reorganizados para formar produtos. Nas reações de combustão, a rápida oxidação dos elementos do combustível resulta em liberação de energia à medida que os produtos de combustão são formados. Os principais elementos químicos combustíveis presentes em combustão usuais são o enxofre, o carbono e o hidrogênio. O enxofre geralmente tem uma contribuição inexpressiva na energia liberada, mas pode ser uma causa significativa de poluição e de problemas relacionados à corrosão. Uma combustão completa acontece quando: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado:

Tema central: O tema é combustão completa em sistemas de gás, fundamental para quem lida com processos industriais de queima de combustíveis como gás natural, GLP ou outros compostos gasosos contendo carbono (C), hidrogênio (H) e enxofre (S).

Conceito-chave: Combustão completa significa que todo o combustível reage completamente com o oxigênio, produzindo os produtos finais mais estáveis:

  • C → CO₂ (dióxido de carbono)
  • H → H₂O (água)
  • S → SO₂ (dióxido de enxofre)

Estes produtos indicam que cada elemento foi oxidado ao seu máximo de oxidação. O processo libera a energia máxima possível e, segundo a Lei da Conservação da Massa, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos.

Justificativa da alternativa correta: Alternativa C especifica que todo o carbono vira CO₂, todo o hidrogênio vira H₂O e todo o enxofre vira SO₂, além de destacar que todos os elementos do combustível são completamente oxidados. Esta definição está perfeitamente alinhada com o conceito técnico de combustão completa encontrado nos melhores manuais e em normas técnicas, como Norma ABNT NBR 7974.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Afirma que a massa dos produtos difere dos reagentes, o que fere a Lei da Conservação da Massa.
  • B: Indica que “o carbono não queima completamente”, o que só ocorre em combustão incompleta. E a menção à “ligação covalente” do hidrogênio é irrelevante para esse contexto.
  • D: Fala genericamente em balanceamento químico mas não define a oxidação completa dos elementos, sendo assim vaga e insuficiente.
  • E: Diz que a queima ocorre “de forma aleatória” e cita “ligações iônicas”, o que é incorreto para reações de combustão, além de misturar conceitos sem base na teoria.

Estratégia para provas: Fique atento à descrição completa da oxidação dos elementos e aos termos como “completamente oxidado” ou “produtos finais estáveis”. Evite ser induzido por menções vagas ou dados que não se relacionam à teoria exigida!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALTERNATIVA C

A combustão completa ocorrerá quando for feita a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação total de todos os átomos de carbono da cadeia carbônica. Os produtos formados por hidrocarbonetos serão o CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água). 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo