Sobre o contexto de tramitação da Lei nº 5.692/71, a reforma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3503842 Pedagogia
Sobre o contexto de tramitação da Lei nº 5.692/71, a reforma do 1º e 2º graus, foi aprovada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

1. Tema central da questão

Esta questão trata da Lei nº 5.692/71, responsável pela Reforma do Ensino de 1º e 2º graus no Brasil, e do seu contexto de aprovação durante o regime militar. É fundamental conhecer o cenário político, econômico e social do país naquele período para responder corretamente.

2. Resumo teórico

A Lei nº 5.692/71 foi sancionada durante um dos períodos mais repressivos da ditadura militar (1964-1985). O Estado era autoritário, com forte controle sobre a sociedade e as instituições. Ao mesmo tempo, experimentava-se um crescimento econômico expressivo, chamado de “milagre brasileiro”. A lei buscou promover a expansão e a profissionalização do ensino, alinhando-se às demandas do mercado de trabalho e à modernização da economia. (Fonte: Saviani, D. História das ideias pedagógicas no Brasil.)

3. Justificativa da alternativa correta

A alternativa C é a correta porque destaca que a Lei nº 5.692/71 foi aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, em um contexto de repressão política e crescimento econômico, aspectos que realmente marcaram a época. A referência ao “milagre brasileiro” e ao “Estado tecnoburocrático, ditatorial e opressor” são historicamente precisas. O Congresso era controlado pelo governo militar, o que facilitava aprovações unânimes.

4. Análise das alternativas incorretas

A – Apesar de citar movimentos estudantis e oposição ao acordo MEC/USAID (que já era mais associado à LDB de 1961), ela mistura fatos e não contextualiza corretamente o apoio político e a repressão da época.
B – Traz elementos de disputa entre escolas públicas/privadas e Estado/Igreja, mais presentes no debate da LDB de 1961. Não houve morosidade ou vetos presidenciais relevantes na aprovação da 5.692/71.
D – Menciona greves e resistência armada inspiradas em Che Guevara, aspecto deslocado do contexto específico dessa lei. Também não há registro de 10 vetos presidenciais na aprovação da 5.692/71.

5. Estratégia de interpretação

Observe termos-chave como “unanimidade”, “milagre brasileiro” e “repressão”. Eles indicam o perfil do período da ditadura, facilitando a identificação da alternativa correta. Desconfie de alternativas que misturam contextos de leis diferentes ou trazem informações muito específicas sem base histórica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O modelo educacional defendido pela Ditadura Militar era baseado no tecnicismo, que propunha uma educação profissionalizante em detrimento de uma educação crítica. O ensino tecnicista tinha como objetivo fomentar a industrialização, o comércio, e outros setores que estavam em crescimento naquele período de euforia econômica e do chamado Milagre Econômico do período militar.

O modelo educacional defendido pela Ditadura Militar era baseado no tecnicismo, que propunha uma educação profissionalizante em detrimento de uma educação crítica. O ensino tecnicista tinha como objetivo fomentar a industrialização, o comércio, e outros setores que estavam em crescimento naquele período de euforia econômica e do chamado Milagre Econômico do período militar.

A Lei nº 5.692/71, que reformou o ensino de 1º e 2º graus no Brasil, foi aprovada em 1971, durante o período da ditadura militar. , a lei foi aprovada após uma tramitação rápida no Congresso Nacional. , ela estabeleceu novas diretrizes e bases para o ensino, com o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho e para a cidadania, além de unificar o ensino de primeiro e segundo graus, que antes eram divididos em primário, ginasial e colegial. , a lei também instituiu a profissionalização obrigatória no ensino de segundo grau. 

A Lei nº 5.692/71 trouxe mudanças significativas para a educação brasileira:

  • Unificação dos graus:
  • O ensino primário, ginasial e colegial foram unificados em ensino de 1º e 2º graus. 
  • Profissionalização:
  • A lei estabeleceu a profissionalização como objetivo principal do ensino de segundo grau, com a oferta de diversas habilitações. 
  • Preparação para o trabalho:
  • A lei visava preparar os alunos para o mercado de trabalho, com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo