É formado por um conjunto de avaliações externas em larga ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3990867 Pedagogia
É formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da Educação Básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da Educação Básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Esse é o conceito de: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: A questão exigia identificar o nome do sistema descrito pelo enunciado: o SAEB.

Tema central: Sistema de avaliação
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta. O IDEB é um índice de qualidade, não o sistema de avaliações externas descrito.
B
Certa
A alternativa B está correta porque corresponde ao Sistema de Avaliação da Educação Básica, nome do sistema formado por avaliações externas em larga escala, aplicadas periodicamente na Educação Básica, com testes e questionários, para avaliar a qualidade da educação e subsidiar políticas públicas.
C
Errada
Incorreta. A ANA é uma avaliação específica, e não o conjunto de avaliações que caracteriza o sistema pedido no enunciado.
D
Errada
Incorreta. O Censo Escolar é um levantamento de dados educacionais, não uma avaliação externa em larga escala com testes cognitivos e questionários.
Pegadinha da questão
A confusão estava em tomar o SAEB por um indicador como o IDEB, por uma avaliação específica como a ANA, ou por um levantamento como o Censo Escolar.
Dica para questões semelhantes
  • Quando o enunciado falar em conjunto de avaliações externas em larga escala, procure o nome do sistema, não de um indicador.
  • Diferencie sistema de avaliação, avaliação específica e levantamento censitário antes de marcar a alternativa.
  • Se aparecerem testes cognitivos e questionários para avaliar qualidade e subsidiar políticas públicas, o foco é o sistema avaliativo nacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

❌ Errada

Fundamentação

O IDEB é:

um indicador (índice), não um sistema de avaliação

Ele é calculado com base em:

desempenho (SAEB)

fluxo escolar (Censo Escolar)

Erro:

não realiza provas nem questionários

apenas mede resultados

.

.

.

Alternativa B

Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

✅ Correta

Fundamentação

O SAEB é:

✔️ conjunto de avaliações externas

✔️ em larga escala

✔️ periódicas

✔️ com testes e questionários

exatamente como descrito no enunciado

Definição oficial do INEP:

avalia a qualidade da educação básica

subsidia políticas públicas

.

.

.

Alternativa C

Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)

❌ Errada

Fundamentação

A ANA:

é uma das avaliações dentro do SAEB

voltada para alfabetização

foco em anos iniciais

Erro:

não é o sistema completo

é apenas uma parte

.

.

.

Alternativa D

Censo Escolar da Educação Básica

❌ Errada

Fundamentação

O Censo Escolar:

coleta dados administrativos

matrículas

professores

escolas

Não aplica testes cognitivos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo