De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar essa questão, que trata de ortografia segundo a norma-padrão da Língua Portuguesa. Esse tipo de questão exige atenção às regras ortográficas estabelecidas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
Alternativa A: "Ele ficou receioso de falar com o chefe."
A palavra correta é "receoso", que significa ter receio ou apreensão. Portanto, a alternativa está incorreta.
Alternativa B: "Um traço marcante dessa artista é a espontaniedade."
A forma correta é "espontaneidade". A palavra "espontaneidade" é derivada de "espontâneo". Assim, essa alternativa está incorreta.
Alternativa C: "Aproveito o encejo para desejar boa sorte."
A palavra correta é "ensejo", que significa oportunidade ou ocasião. Essa alternativa também está incorreta.
Alternativa D: "Pintamos o muro que estava pichado."
A palavra "pichado" está corretamente escrita. "Pichar" refere-se a desenhar ou rabiscar em superfícies públicas. Portanto, esta é a alternativa correta.
Alternativa E: "Vamos improvizar um lacre para fechar o malote."
A forma correta é "improvisar", com "s". Deste modo, a alternativa está incorreta.
Ao responder a questões de ortografia, é importante estar familiarizado com as palavras e suas grafias corretas, conforme orientações do VOLP. Além disso, ler e praticar bastante a escrita são estratégias valiosas para fixar o conhecimento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a- receoso; b- espontaneidade; c-ensejo; d- certo; e- improvisar
"A forma correta de escrita desse verbo é pichar. A palavra pixar está errada. O verbo pichar se refere ao ato de aplicar piche. Contudo é maioritariamente utilizado com o sentido de escrever ou desenhar em paredes e muros, sendo sinônimo de grafitar, desenhar e escrever.
O substantivo piche, por sua vez, tem sua origem na palavra inglesa pitch, devendo assim ser escrito com ch, nunca com x. Assim, também com ch deverão ser escritas todas as palavras cognatas de piche, bom como todas as formas conjugadas do verbo pichar.
Palavras da mesma família: piche, pichar, pichação, pichado, pichador..."
PICHE, DE PICHAR MURO, SE ESCREVE COM CH, OK. POR CURIOSIDADE EXISTE PIXÉ COM ACENTO AGUDO NO É, E QUE SIGNIFICA MAU CHEIRO!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo