O Programa Bolsa Família – PBF é um programa de transferênc...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Programa Bolsa Família (PBF), um dos principais programas de transferência de renda no Brasil.
O enunciado destaca a importância do PBF na redução da pobreza e desigualdade, além de melhorias na nutrição e educação dos beneficiários. O papel do Assistente Social é crucial na implementação desse programa.
Agora, vamos ao comentário sobre as alternativas:
Alternativa E - Correta: "Delimitar e qualificar as condições da população na área, condições de permanência e desligamento do programa."
Esta é a alternativa correta porque descreve corretamente a atuação do assistente social na fase de implementação do programa. O profissional precisa avaliar as condições socioeconômicas da população para definir a elegibilidade e condições de permanência no programa, além de planejar o desligamento quando as condições melhoram, conforme as diretrizes do próprio PBF.
Alternativa A: "Delimitar e quantificar as condições da população na área, condição temporária e adesão ao programa."
Embora parte da descrição pareça correta, o termo "adesão" não é utilizado de forma precisa. O papel do assistente social não é simplesmente aderir ou medir a condição temporária, mas sim qualificar a permanência e desligamento com base em critérios claros e contínuos definidos pelo programa.
Alternativa B: "Identificar, modificar, coordenar e articular as redes de serviços."
Estas atividades fazem parte de um escopo mais amplo de atuação do assistente social, mas não são específicas do processo de implementação inicial do PBF. A articulação de redes é uma prática contínua e não se limita apenas à fase de implementação.
Alternativa C: "Avaliar os impactos do programa."
Avaliar impactos é uma ação importante, porém, geralmente ocorre em fases posteriores à implementação, como na avaliação e monitoramento contínuo do programa, e não diretamente na implementação inicial.
Alternativa D: "Realizar adesão e vincular instituições e analisar o potencial de ações integradas."
Novamente, essa descrição se refere a um aspecto mais amplo da atuação do assistente social, que envolve colaboração institucional, mas não especifica a fase inicial de implementação do PBF, que requer avaliação das condições dos beneficiários.
Para interpretar questões como esta, é fundamental entender o contexto de atuação do assistente social e as fases do programa. Foque em identificar palavras-chave e ações específicas que se relacionam diretamente com as fases de implementação, avaliação e monitoramento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quem delimita condições de permanência e desligamento do programa não é o assistente social, mas sim as diretrizes e criterios de inserção estabelecido pelo Programa ditada pela política a qual está inserido - PNAS. Gab. e
"Bendizei ao Senhor em tds as suas obras..."
Na fase de implementação do Programa Bolsa Família – PBF inclui alguns procedimentos, dentre os quais podemos citar:
Delimitar e qualificar as condições da população na área, condições de permanência e desligamento do programa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo