Segundo a obra “Jogos e brincadeiras na Educação Física”, d...
I. A utilização do brincar como atividade central na Educação Física Infantil é outro pressuposto plausível desse espaço e tempo, que conecta interesses e necessidades, caracteriza a criança e facilita o desenvolvimento de diferentes linguagens na escola.
II. Na Educação Física os jogos e brincadeiras não são ferramentas estimulantes e enriquecedoras, pois não ajudam os professores a terem mais oportunidades de utilizar os recursos adequados para o desenvolvimento das crianças.
III. O papel e a função da Educação Física escolar é possibilitar que as crianças entrem em contato com a cultura corporal por meio de atividades aplicadas no ambiente escolar, destacando o potencial de diferentes formas de ser expressivo e criativo além dos aspectos lúdicos dessa prática.
Após análise, pode-se concluir que é correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: O ponto decisivo foi o confronto entre as assertivas sobre o papel pedagógico dos jogos e brincadeiras na Educação Física escolar. Como a II nega esse valor formativo, ela é incompatível com o enunciado; assim, permanecem corretas apenas I e III.
- Quando a questão tratar de jogos, brincadeiras e desenvolvimento infantil, verifique se a assertiva reconhece ou nega seu valor pedagógico; a negação tende a ser o ponto de eliminação.
- Em Educação Física escolar, são compatíveis as formulações que relacionam a área à cultura corporal, à expressão, à criatividade e à ludicidade.
- Em itens combinatórios, identifique primeiro a assertiva claramente incompatível com o eixo pedagógico do enunciado; isso costuma eliminar várias alternativas de uma vez.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo