Olhar colírico Lírios plásticos do campo e do contracampo Te...
Caetano Veloso e Rogério Duprat compuseram em 1969 “Acrilírico”, uma experiência de instrumentos, sons urbanos e palavras sonoras, algumas delas inventadas pelos compositores, que utilizaram os recursos morfológicos da língua para produzir:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que envolve a interpretação de uma canção e a identificação de um fenômeno linguístico. O tema central aqui é o uso de palavras inventadas pelos compositores, que remete à criação de neologismos.
A alternativa correta é a B - neologismos lexicais. Neologismos são palavras novas ou expressões que surgem em uma língua, muitas vezes criadas para descrever novos conceitos, ideias ou realidades. No caso da canção “Acrilírico”, Caetano Veloso e Rogério Duprat fazem uso de palavras que não estão presentes no dicionário, enriquecendo a linguagem e a expressão artística.
Agora, vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - derivações prefixais: Essa alternativa se refere à formação de palavras através da adição de prefixos, como em "inseguro" (in- + seguro). As palavras da música não se enquadram nesse tipo de formação, pois são criações originais e não simplesmente modificações de palavras já existentes.
C - substantivos paradoxais: Substantivos paradoxais são aqueles que contêm em si uma contradição, como "silêncio ensurdecedor". Embora a canção contenha imagens poéticas, ela não traz substantivos que se encaixem nesta definição específica.
D - alterações flexionais: Alterações flexionais referem-se a mudanças na forma das palavras para indicar gênero, número ou tempo verbal. Novamente, a canção não está explorando este aspecto, mas sim a criação de novas palavras.
E - arcaísmos desconexos: Arcaísmos são palavras ou expressões que caíram em desuso, mas que têm conexão com a língua. A canção não apresenta palavras arcaicas; ela inova, criando novos termos, portanto esta alternativa também está errada.
Ao analisar a questão, observamos que a interpretação exige atenção às palavras-chave e ao contexto apresentado. Fique atento a expressões que indicam inovação ou criação, pois elas são fundamentais para identificar a resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. É uma nova palavra criada na língua, e geralmente surge quando o indivíduo quer se expressar, mas não encontra a palavra ideal. Como o falante nativo tem total domínio dos processos de formação de palavras, pois tem a língua internalizada, para ele é fácil criar uma nova palavra sem nem mesmo se dar conta de que está utilizando um dos processos existentes na língua como a prefixação, a sufixação, a aglutinação ou a justaposição.
Os “neologismos” como costumam ser chamadas estas palavras ou expressões, podem surgir de um comportamento espontâneo, das relações entre as pessoas na linguagem natural ou artificial.
Exemplo de linguagem natural: conversação espontânea do dia a dia. Exemplo de linguagem artificial: bate-papo eletrônico (chat) via internet.O neologismo pode surgir também com um fim pejorativo (palavrões, gírias, ironias, etc) ou para fins comunicativos simplesmente. O neologismo passa a ser parte do léxico da língua quando é dicionarizado e admitido na linguagem padrão. Isto acontece frequentemente, pois a língua se adapta ao uso que a comunidade linguística faz dela, e não o contrário. Da mesma forma, observa-se que há palavras que antigamente faziam parte do léxico da língua e que hoje são consideradas arcaísmos, pois deixaram de ser utilizadas.
A neologia do português existe porque a língua é viva, ou seja, é passível de mudanças constantes que podem vir a ser determinantes.Existem várias formas de classificar os neologismos de acordo com diferentes estudiosos da área, eis aqui algumas delas:
NEOLOGISMO SEMÂNTICO: a palavra já existe, mas ganha uma nova conotação, um novo significado.
Ex:Estou a fim de Fulano. (estou interessado). Beltrano, não vai dar, deu zebra. (algo não deu certo). Vou fazer um bico. (trabalho temporário).
NEOLOGISMO LEXICAL: é criada uma palavra nova, com um novo conceito.
Ex:deletar (eliminar), abobado (aquele que é “bobo”, sonso), internetês (a língua da internet).
NEOLOGISMO SINTÁTICO: são resultados da organização de um novo vocábulo. Supõem a combinatória de elementos já existentes na língua como a derivação ou a composição.
Ex:“A não-informação conduz o homem à caverna”. “João Paulo II reinventa a Igreja papalizando com exito”. “A operação-desmonte é uma invenção política mentirosa”
http://www.infoescola.com/linguistica/neologismo/
Esses "artistas" deveriam ser internados, bando de malucos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo