Uma das operações básicas do controle metrológico é a calib...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q234270 Mecânica
Uma das operações básicas do controle metrológico é a calibração.

De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), a calibração

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - estabelece uma relação para obter o resultado da medição a partir de uma indicação.

Tema central:
A questão aborda o conceito de calibração em metrologia, fundamental para garantir a confiabilidade das medições em processos industriais, laboratórios e na inspeção de produtos. Entender o que é calibração, segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), é essencial em qualquer concurso da área técnica.

Resumo teórico:
Calibração consiste em comparar as indicações de um instrumento de medição com padrões de referência conhecidos, para estabelecer uma relação entre a indicação do instrumento e o valor verdadeiro do mensurando. Conforme o VIM (ABNT ISO/IEC Guia 99:2013), calibração é: “a operação que, sob condições especificadas, estabelece em primeiro passo uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as correspondentes indicações com as incertezas associadas, e em um segundo passo utiliza essa informação para estabelecer uma relação para obter um resultado de medição a partir de uma indicação.”

Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D traduz fielmente a definição do VIM. A calibração não determina o valor verdadeiro, nem apenas ajusta o instrumento, mas estabelece a relação entre o valor indicado pelo instrumento e o valor de referência. Assim, é possível corrigir leituras ou entender o erro do instrumento, tornando a medição confiável.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Calibração não é sinônimo de verificação; verificação apenas confirma se o instrumento atende a critérios preestabelecidos, sem necessariamente ajustar ou caracterizar o erro.
  • B: Ajustar o zero é apenas uma pequena parte de possíveis ajustes, não define o conceito de calibração.
  • C: A calibração não estabelece o valor verdadeiro, mas sim a relação entre o valor indicado e o valor conhecido.
  • E: Confirmar uma incerteza-alvo é etapa de verificação ou validação, não da calibração em si.

Estratégia de resolução:
Ao ler enunciados sobre metrologia, destaque termos como “relação”, “indicação” e “mensurando”. Evite confundir calibração com simples ajustes (como o zero) ou processos de verificação e certificação. Busque sempre a alternativa que remete à relação entre o instrumento e um padrão de referência.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

estabelece uma relação para obter o resultado da medição a partir de uma indicação.

Letra D.

De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), a definição correta de calibração é:

D) estabelece uma relação para obter o resultado da medição a partir de uma indicação.

Explicação:

Segundo a definição 2.39 do VIM (2012), calibração é a "operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação".

As demais alternativas não correspondem à definição de calibração segundo o VIM:

A) Calibração não é o mesmo que verificação. Verificação (definição 2.44, VIM 2012) é o fornecimento de evidência objetiva de que um dado item satisfaz requisitos especificados.

B) Calibração não é a regulagem de zero de um sistema de medição. A regulagem de zero é parte do processo de ajuste de um sistema de medição, geralmente realizado antes da calibração.

C) Calibração não estabelece o valor verdadeiro de um mensurando. O valor verdadeiro de um mensurando é um conceito idealizado e, em geral, não pode ser conhecido exatamente.

E) Calibração não confirma que uma incerteza-alvo pode ser obtida. A incerteza de medição é uma característica do resultado da medição, e não um objetivo da calibração em si.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo