Um psicólogo escolar decide realizar rodas de conversa
com professores para discutir o fenômeno do fracasso
escolar. Alinhado à perspectiva Fenomenológica, o
profissional propõe que os docentes suspendam
temporariamente suas explicações causais prontas
(como "o aluno não aprende porque a família é desestruturada" ou "o aluno tem déficit de atenção") e
tentem olhar para a relação de ensino-aprendizagem tal
como ela se apresenta no cotidiano da sala de aula,
buscando o sentido que essa experiência tem para os
atores envolvidos. O método proposto pelo psicólogo baseia-se em um
conceito central da fenomenologia conhecido como: